Prefeitura vai climatizar 365 salas de aula e beneficiar 16,4 mil alunos

O prefeito Paulo Duarte anunciou que a climatização das salas de aula das unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá, será iniciada pelo Centro de Educação Infantil Estrelinha Verde. Conforme ele, o projeto vai atender 365 salas de aula, beneficiando 16,4 mil alunos de 28 estabelecimentos, entre escolas, centros de educação infantil e creches.

 

A execução do projeto de climatização das salas de aula foi anunciada pelo prefeito em janeiro, logo após ele anunciar ter optado por receber seus salários do Governo do Estado (ele é funcionário público estadual lotado na Secretaria de Fazenda), oficializado por meio do Decreto “P”, de número 396, que estabeleceu a sua cedência para a prefeitura de Corumbá, publicado em 24 de janeiro no Diário Oficial do MS, e assinado pela vice-governadora Simone Tebet, que estava ocupando o cargo em exercício, na ausência do governador André Puccinelli.

 

Durante um encontro com a imprensa, o prefeito anunciou, na época, a destinação do salário que receberia da Prefeitura para a climatização de todas as salas de aula da Rede Municipal. “Como servidor público estadual concursado há 28 anos, eu tive que optar por uma remuneração. A legislação não permite acumulo de salário no cargo público e também decorrente de mandato eletivo. Já que é o Estado do Mato Grosso do Sul que vai pagar o meu salário, e não a prefeitura, a Administração Municipal terá uma economia. Gosto de trabalhar com metas, por isso vou destinar aquilo que seria pago para mim a uma causa nobre, que é a climatização das salas de aulas das escolas”, afirmou.

 

A decisão do prefeito vai beneficiar 16.456 alunos do Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, e também as crianças das creches, totalizando 28 unidades.

 

O projeto vai começar ainda este ano pelo Centro de Educação Infantil Estrelinha Verde, localizado na Rua Porto Carrero, centro da cidade. “Até início do ano letivo de 2014, todas as salas de aula terão ar condicionado. E este será o primeiro estabelecimento de ensino de Corumbá a ter suas salas climatizadas”, informou o prefeito, durante uma visita ao estabelecimento.

 

A climatização das salas de aula foi um compromisso de campanha e reafirmado pelo prefeito nestes primeiros 100 dias de Governo. Os aparelhos serão adquiridos com a economia gerada com a isenção do salário do prefeito. “Vamos entrar em 2014 com a maioria das salas de aula climatizadas, faltando pouco para a conclusão dessa importante ação, que foi inclusive um compromisso meu de campanha”, acrescentou.

 

O prefeito também encarregou uma equipe técnica de visitar todas as escolas do município para apurar a real situação da infraestrutura elétrica dos estabelecimentos de ensino. “Não adianta comprar ar-condicionado e não poder usá-los. Temos de preparar o sistema elétrico dessas escolas para que estejam aptas a receber esses equipamentos”.