Prefeitura realiza concurso de artes plásticas com materiais recicláveis

A Prefeitura de Corumbá lançou um concurso sobre artes plásticas com materiais recicláveis destinado a alunos corumbaenses. A atividade está sendo organizada pela Fundação de Meio Ambiente, e integra a programação da Semana do Meio Ambiente. 

 

O concurso é aberto a alunos regularmente matriculados no 6º a 9º ano das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Corumbá. Os trabalhos serão expostos na III Mostra Ambiental do Pantanal, que acontece no dia 08 de junho, às 17h, na Praça da Independência. 

 

Segundo a Gestora Ambiental da Fundação, Fátima Seher, a realização visa conscientizar os participantes, por meio da arte, sobre as questões socioambientais relacionadas aos resíduos sólidos. 

 

“Queremos promover a arte e a conscientização ambiental nas instituições de ensino da cidade, com o objetivo de sensibilizar os alunos participantes sobre os impactos decorrentes da destinação inadequada de resíduos sólidos utilizando a política dos 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.” 

 

Pelo regulamento, cada escola deverá participar com no máximo três trabalhos, que deverão ser confeccionados com materiais recicláveis. O trabalho deverá retratar a ideia central e ter pertinência com o tema. Deverá ser feito individualmente pelo aluno, supervisionado por um professor orientador. 

 

Como sugestões, a gestora ambiental disse que podem ser feitos bonecos, brinquedos, objetos ou mesmo arte abstrata, de acordo com a criatividade dos alunos participantes. 

 

No dia da exposição, cada escultura deverá conter a identificação do professor orientador, do aluno (nome, série e idade) assim como o nome da escola, para ser entregue à equipe da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal presente no local.  

 

As esculturas ficarão expostas na Praça da Independência, onde estará ocorrendo a Mostra Ambiental, para apreciação do público presente no evento. Os alunos e professores participantes precisarão estar presentes no local para atenderem à comissão julgadora que irá avaliar os trabalhos, assim como para receberem a premiação. 

 

A comissão será composta por profissionais da área, ligados às artes plásticas e ao meio ambiente (todos isentos de qualquer vínculo com as escolas participantes). Serão escolhidos os três melhores trabalhos. Os critérios de pontuação são criatividade, originalidade, coerência temática e grau de dificuldade condizente com a idade do participante. 

 

A premiação será um netbook para o primeiro colocado; um tablet para o segundo, e uma bicicleta para o terceiro. Cada professor orientador dos alunos vencedores receberá um smartphone.