Prefeitura quer a mulher corumbaense parceira na luta contra dengue

A Prefeitura quer conquistar uma grande aliada para vencer a dengue em Corumbá. A partir desta quarta-feira, 03, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania coloca em prática o projeto Movimento Mulheres contra a Dengue. A iniciativa visa um maior envolvimento da população feminina nas ações de prevenção e combate à doença, principalmente pelo fato da mulher ser mais presente nos lares corumbaenses.

 

O projeto será executado em parceria com a Secretaria de Saúde. Está a cargo da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para a Mulher. Em um primeiro momento, conforme explica a gerente da área, Cristiane Sant´Anna de Oliveira, serão quinze rodas de conversas em bairros da cidade com o tema ‘Mulheres contra a dengue’.

 

A primeira comunidade atendida será da região da Nova Corumbá. A roda de conversa está programada para quarta-feira, 03, a partir das 15 horas, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS II).

 

Serão atendidos ainda os bairros da Popular Nova, Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha, Centro América, Maria Leite, Cristo Redentor, Cravo Vermelho, Cervejaria, Dom Bosco, Beira Rio, Universitário, Aeroporto, Generoso e Jardim dos Estados.

 

O projeto foi idealizado como forma de conscientizar e formar mulheres para se tornarem agentes multiplicadoras dos cuidados de prevenção e combate à dengue. Também vai informar aos grupos de mulheres sobre a dengue na gravidez, quando o sistema imunológico fica suprimido podendo agravar o efeito do vírus da dengue, causando complicações como hemorragia, convulsões, falência hepática e até a morte.

 

Nas oficinas serão realizadas dinâmicas de grupos para melhor entendimento do tema como confecção de cartazes, leitura de recortes de jornais, apresentação de vídeos, pesquisas de campo e entrevistas com autoridades sobre o tema.