Prefeitura promove encontro sobre turismo na fronteira Brasil/Bolívia

Visando fortalecer a integração entre empresários e governos, fomentar novos negócios e melhorar o atendimento ao turista na região da fronteira Brasil/Bolívia, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, promove o I Encontro de Turismo de Fronteira. O evento, que também conta com apoio do Sebrae/MS Sem Fronteira, acontece nos dias 03, 04 e 05 de maio no Centro de Convenções do Pantanal Miguel Gómez.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC); a Fundação de Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul (FUNDTUR); Federação do Comércio do Mato Grosso do Sul (FECOMÉRCIO); Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC); a Universidade Federal do Estado de Mato Grosso do Sul UFMS/Campus Pantanal, além das alcadias (prefeituras) de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, e do Governo de Santa Cruz de La Sierra, também são parceiros do encontro.

Também confirmaram presença representantes da Cámara de Industrias, Comerdo y Servido (CAINCO) de Puerto Suárez e de Santa Cruz de La Sierra; a Fundacion Trabajo e Empresa da Bolívia (FTE); Organizacion y Gestion del Destino Turistico de Santa Cruz de La Sierra (OGD); Departamento de Migración de Frontera da Bolívia; gestores de Turismo da Gran Chiquitania e dos trades turísticos de Santa Cruz de La Sierra, e das cidades brasileiras de Bonito e Corumbá.

A programação começa no dia 03 de maio, às 10 horas, na sala Rio Paraguai com a apresentação do programa MS Sem Fronteira, do Sebrae. Em seguida, a CNC mostra os estudos realizados sobre o turismo na fronteira. À tarde, às 15h30, acontece workshop “Destino Turístico Santa Cruz e Rodada de Negócios Brasil/Bolívia” na sala Rio Piquiri. No sábado, dia 04, os operadores de turismo de Santa Cruz de La Sierra fazem uma visita técnica aos atrativos e empreendimentos da Estrada Parque Pantanal Sul.

Todos os demais participarão da “Agenda de Cooperação técnica para o Desenvolvimento do Turismo de Fronteira Brasil/Bolívia” no Sebrae Pantanal. Estarão em pauta os serviços de imigração para o turista no perímetro da fronteira Brasil/Bolívia; receptivo (segurança e hospitalidade) do turista no perímetro da fronteira; informação turística; financiamentos e oportunidades para a promoção do Turismo de Fronteira.

No domingo, dia 03, todos os operadores e gestores de turismo (trade turístico, FUNDTUR/Pantanal, FUNDTUR/MS, CNC, FECOMÉRCIO/MS, CAINCO, OGD, FTE, Governo de Santa de la Sierra, Municípios da Gran Chiquitania, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro e Departamento de Migración de Frontera boliviana) fazem visita técnica aos atrativos e empreendimentos de Corumbá. no período da tarde, será a vez da cidade de Puerto Suárez apresentar o potencial turístico de sua região.