Prefeitura entrega kit pedagógico e didático para o Projovem Urbano

O prefeito Paulo Duarte entregou nessa terça-feira (15) os kits pedagógicos e didáticos aos alunos e instrutores do programa Projovem Urbano, uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa vai beneficiar mais de 90 jovens corumbaenses com idade entre 18 e 29 anos. Graças ao Projovem, esses alunos terão a oportunidade de concluir o ensino fundamental e serem capacitados para atuar como auxiliar de administração escolar, contador de histórias, inspetor de alunos e recreador.

 

“Uma das coisas mais importantes dessa marca dos 100 dias de Governo (comemorados na última sexta-feira) foi, sem dúvida, a Educação. É através dela que podemos transformar a vida das pessoas e melhorar nossa cidade”, destacou o prefeito durante solenidade realizada na escola Ângela Maria Perez, recordando a formalização do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o início da climatização de todas as unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme) e a reforma da estrutura física das escolas.

 

Paulo Duarte anunciou ainda a intenção de abrir uma nova turma do Projovem Urbano na cidade. “O projeto inclusive já foi apresentado ao MEC, onde aguarda aprovação”, revelou. Essa nova unidade do programa funcionaria na escola Cyríaco Félix de Toledo e beneficiaria os jovens da parte central de Corumbá. “Sabemos dos desafios que muitos de vocês enfrentam para estarem aqui todas as noites. Só por isso vocês já são vencedores. E espero ver todos aqui no dia 17 de dezembro, na formatura dessa turma excepcional”, completou.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, também enfatizou a força de vontade dos alunos e agradeceu a atenção do Governo Federal com a Educação. “Parabéns a todos pela perseverança. Não tenho dúvidas de que esse será o grupo que vai chegar até o final. Estão todos de parabéns. A entrega desses materiais foi possível graças a dedicação de toda a equipe da Secretaria, do prefeito Paulo Duarte, que se empenhou para dar continuidade ao programa, e a presidenta Dilma Rousseff, pelo apoio e valorização que tem dado a Educação no País”, afirmou.

 

Os kits vão garantir a sequência do cronograma traçado em junho, quando o programa teve início. Além disso, os novos materiais ainda proporcionam mais qualidade e estrutura à sala de acolhimento, local onde os pais deixam seus filhos durante as aulas. “Esses equipamentos vão auxiliar e muito nas atividades dentro de sala e no acolhimento das crianças”, reforçou a diretora do Ângela Maria Perez, Adelaide de Lima Cáceres.

 

Para a professora Idyanara Merçon, os materiais também representam mais um incentivo aos alunos e aos próprios educadores. “Também nos transformamos em novos sujeitos, uma vez que estamos em constante aprendizado. O Projovem dá essa oportunidade de mobilidade social. Só se faz escolhas quando existem oportunidades”, completou. A solenidade foi encerrada com as apresentações culturais realizadas pelos alunos, professores e técnicos do programa.