Prefeitura dinamiza gestão da Saúde e fortalece humanização do atendimento

Em menos de quatro meses de gestão, o prefeito Paulo Duarte tomou uma série de medidas para dinamizar o funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde e melhorar o atendimento disponibilizado à população corumbaense. A meta é fortalecer a humanização do acolhimento e do tratamento oferecido pelas Unidades Básicas de Saúde, no Pronto Socorro e na Santa Casa, ao mesmo passo em que os profissionais do setor também ganham uma estrutura mais adequada.

Uma das primeiras medidas da Administração foi montar a Gerência de Gestão Operacional, órgão responsável pela organização das compras, controle de estoque, distribuição, manutenção e conservação dos remédios e outros materiais. “Providenciamos também o levantamento das necessidades estruturais e de recursos humanos de toda a rede de atenção, o recadastramento dos servidores da Secretaria de Saúde e a análise da situação das unidades com relação a alvará, limpeza e organização da equipe”, explicou a secretária Dinaci Ranzi.

Para fortalecer a gestão participativa, um colegiado foi formado na Secretaria. “Hoje a secretária não decide nada sozinha”, reforçou Dinaci. As mudanças também ocorreram na Santa Casa, onde um plano diretor foi elaborado com metas para qualificar o local ao longo dos anos. A contratualização com a Secretaria Estadual de Saúde está sendo revista para beneficiar, de forma mais dinâmica, os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O prefeito determinou que as licitações da Saúde sejam prioridade. Esse trabalho vai permitir que, já no segundo semestre, não enfrentemos os mesmos problemas que passamos nesse primeiro”, continuou a secretária de Saúde. Outra prioridade da Prefeitura é o atendimento à população das zonas rural e ribeirinha. “Fizemos um reordenamento na zona rural e, agora, os ribeirinhos podem procurar qualquer unidade da cidade que serão atendidos”, destacou.

Dinaci apresentou ainda o plano para desocupar o prédio do antigo Mercadão. O Laboratório Municipal será levado para o prédio onde funciona o Hemonúcleo, ao lado do Pronto Socorro, graças a uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. “Se tudo correr bem, em junho já estaremos funcionando lá, inclusive atendendo 24 horas por aqui”, estipulou. A Farmácia e o Centro de Fisioterapia serão remanejados para um local na área central da cidade.

O sistema de classificação de risco, já desempenhado no Pronto Socorro, está sendo aprimorado. Os agentes comunitários de saúde e recepcionistas também estão sendo capacitados para melhor atender.  Os funcionários da Saúde Bucal participarão de oficina de interação sobre atenção primária e secundária. Os demais servidores da Prefeitura ainda serão beneficiados pelo programa “Sorria Servidor”.

A Secretaria de Saúde também trabalha de forma integrada com outras secretarias, o que viabilizou a adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal. A equipe do CAPSi ganhou mais três profissionais e deve ser, em breve, habilitada pelo Ministério da Saúde. “Estamos caminhado para oferecer um atendimento cada vez melhor a população de Corumbá”, completou Dinaci Ranzi.