Prefeito presta conta das ações na Saúde e anuncia novos investimentos

Melhorar a qualidade do serviço prestado à população e as condições de trabalho dos profissionais da rede pública de Saúde. É esse o objetivo do prefeito Paulo Duarte, que na manhã desta sexta-feira (26) fez um balanço das ações desenvolvidas no setor desde o dia 1º de janeiro. “Reconhecemos que existe muito a avançar nessa área, isso é indiscutível. Mas assumimos esse compromisso e vamos trabalhar duro para transformar a Saúde de Corumbá em referência”, afirmou.

Ao lado da secretária Dinaci Ranzi, Paulo Duarte apresentou um diagnóstico da Saúde no município e anunciou algumas medidas já desencadeadas pela Prefeitura. Entre elas, a contratação de mais oito médicos para a Atenção Básica. “Cinco assinam contrato hoje e na segunda-feira já estarão nas unidades básicas”, afirmou. O processo dos outros três está tramitando de acordo com o que determinação a Legislação municipal.

Com a chegada desses profissionais, a escala de serviço de todos os postos da cidade estará completa. E a Prefeitura também vai prepará-los para atuarem no atendimento de urgência e emergência. Uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Santa Casa de Campo Grande vai capacitar médicos e enfermeiros para o trabalho no Pronto Socorro, Samu e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Todo o curso será realizado em Corumbá.

O prefeito ainda adiantou o lançamento do Projeto Cuidar, que ocorre já no mês que vem. “Vamos contratar 68 estagiários, todos das áreas da Saúde, para trabalharem no acolhimento da população nas Unidades Básicas. Serão dois em cada posto fazendo, de forma correta, sensível e humana, o primeiro contato com o paciente”, explicou Paulo Duarte. A contratação dos estagiários será coordenada pelo IEL. Eles também serão capacitados pelo Município para a função.

Ainda neste ano, a Prefeitura realiza a reforma de quatro UBS e do Pronto Socorro. Quatro novas academias públicas serão instaladas na praça da Nova Corumbá, praça São Paulo, praça São Francisco e no Poliesportivo. Dois complexos maiores, denominadas Academias de Saúde, serão construídos nos bairros Cristo Redentor e no Arthur Marinho. “Tudo isso representa melhor qualidade de vida para a população”, justificou o chefe do Executivo municipal.

Paulo Duarte também falou sobre projetos que serão desenvolvidos a médio e longo prazo, como o Complexo de Saúde Mental, centro que vai abrigar todos os serviços relacionados ao tratamento psicossocial. A Farmácia, o Laboratório e o Centro de Fisioterapia, atualmente instalados no antigo Mercadão, serão remanejados para locais mais adequados, permitindo que a antiga estrutura seja recuperada e volte a abrigar os pequenos produtores rurais da região.

Parcerias

O prefeito de Corumbá fez questão de destacar e agradecer as parcerias conquistadas para a Saúde Pública da cidade. “Os R$ 7,7 milhões empenhados pela bancada federal, graças a emendas dos deputados Luiz Henrique Mandetta, Reinaldo Azambuja e Vander Loubet, e o esforço imprescindível do senador Delcidio do Amaral, vão garantir ações muito importante para a cidade”, afirmou Paulo Duarte.

Esses recursos serão aplicados na reforma e adaptação do Laboratório Municipal, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Saúde da Mulher (CSM), Centro de Saúde João de Brito, Centro de Saúde da Ladeira, nos Caps (Centro de Apoio Psicossoial) e no Pronto Socorro Municipal.

E o Legislativo Estadual também tem ajudado de forma significativa a Saúde corumbaense. O deputado Antonio Carlos Arroyo destinou uma emenda para a implantação de um gabinete oftalmológico e o deputado Paulo Corrêa outra para compra de uma ambulância. “Uma palavra muito forte em nossa administração é parceria. Queremos juntar todas as forças possíveis para melhorar a vida do corumbaense”, completou o prefeito.