Prefeito diz que Corumbá caminha para ser referência na educação

Antes do encerramento do primeiro semestre letivo, o prefeito Paulo Duarte vai visitar todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá. Nesta terça-feira (23), ele e a secretária de Educação, Roseane Limoeiro, estiveram na Barão do Rio Branco e no Delcidio do Amaral, onde entraram em todas as salas de aula, conheceram as instalações físicas e conversaram com professores e alunos.

Paulo Duarte aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso de transformar a Educação Pública da cidade em referência no Mato Grosso do Sul. “Esse processo passa pela entrega dos kits escolares, que nesse ano virão compostos de uniforme, mochila e tênis”, afirmou. “E até fevereiro de 2014 todas as escolas de Corumbá estarão climatizadas, garantindo maior conforto e qualidade aos alunos e professores”, completou.

E a Escola Municipal Barão do Rio Branco servirá de modelo para a Administração Municipal. Com 1.030 alunos matriculados nos três períodos, a unidade já tem todas as salas equipadas com aparelhos de ar condicionado, adquiridos com recursos próprios da instituição de ensino. Das 13 salas, oito possuem quadros de vidro, material mais durável e eficaz que os antigos quadros negros e as lousas brancas ainda muito utilizadas atualmente.

Através do Programa Mais Educação, promovido em parceria com o Ministério da Educação, 300 estudantes participam de aulas de violão, cavaquinho, artesanato e pintura. Durante a visita, o prefeito recebeu do estudante Leandro Neves, da 7ª série, um tucano de madeira feito no projeto. “Olhar nos olhos de vocês é que me dá forças para trabalhar e administrar nossa cidade”, disse Paulo Duarte aos jovens.

No Delcidio do Amaral, que homenageia o avô do senador corumbaense Delcidio Gomes do Amaral, o prefeito também andou pelas nove salas de aula da escola e observou a necessidade de algumas intervenções, principalmente para a questão da acessibilidade. “A secretaria tem um cronograma de reforma, que já vem sendo seguido. Em breve, o Delcidio também será reestruturado”, reforçou o chefe do Executivo municipal.

“O prefeito tem esse olhar diferenciado para a Educação. Por isso a colocou como prioridade de governo e estamos conhecendo mais de perto todas as unidades de ensino da cidade”, explicou Roseane Limoeiro. Com 670 alunos, incluindo a extensão localizada no Gabriel Vandoni de Barros, a escola tem um dos melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município.