Parceiros levam atendimento médico e odontológico ao Passo do Lontra

Uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está permitindo levar os mais diferentes tipos de atendimentos à comunidade ribeirinha do Passo do Lontra, na região da Estrada Parque do Pantanal. No próximo final de semana, as equipes voltam àquela localidade e vão beneficiar os moradores com atendimentos médicos, odontológicos, social, entre outros.

 

Os serviços serão disponibilizados nos dias 13 e 14 de abril, na Base de Estudos do Pantanal, da Universidade Federal, e integra uma parceria estabelecida entre a instituição de ensino e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

 

O atendimento médico será disponibilizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá que vai levar também ações nas áreas de assistência social, tais como cadastro único e recadastramento do Bolsa Família, por meio do CRAS Rural; rodas de conversa com artesanato; palestras e panfletagem com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

 

O atendimento acontecerá nos períodos das 07h30 às 11 horas e das 13h30 às 17h30. A meta é atender 250 pessoas.

 

A parceria foi estabelecida a partir de um convite da UFMS às secretarias de Assistência Social e Cidadania e Saúde, durante uma reunião em março com a secretária Andréa Cabral Ulle e com a coordenadora Geral de Atenção Básica, Suzana Figueiredo Pereira, que representou a secretária de Saúde Dinaci Ranzi.

 

Na oportunidade as duas e demais integrantes das equipes de assistência social e saúde participaram da apresentação do Projeto de Extensão Multiprofissional da área de Saúde com o título ‘Enfermagem na comunidade Passo do Lontra: ampliando saberes, fortalecendo vínculos, aprendendo cidadania’.