Obras do Galileu recomeçam segunda e pode ter Almir na inauguração

As obras de restauração do antigo prédio do Hotel Galileu serão retomadas na próxima segunda-feira, 15, e a expectativa é que a sua inauguração, prevista para dezembro, aconteça com um show do cantor sul-mato-grossense Almir Sater, tendo como palco a mesma sacada em que o sanfoneiro Mário Zan criou um grande sucesso da música brasileira, Chalana.

 

Esta é a intenção do prefeito Paulo Duarte que, na tarde de quinta-feira, 11, autorizou a retomada das obras no prédio, que estavam paralisadas há dois anos. “Após esta limpeza, na segunda-feira a restauração do prédio será retomada e tem prazo para ser concluída, em dezembro”, disse o chefe do executivo corumbaense, que visitou as instalações ao lado da presidente da Fundação de Patrimônio Histórico e Desenvolvimento Urbano (FUPHAN), Maria Clara Scardini, pasta responsável pelos serviços da diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá, Hélènemarie Dias Fernandes; da vereadora Cristina Lanza, e outros assessores.

 

O prefeito estava acompanhado também  do arquiteto José Marcos da Fonseca, da empresa responsável pela restauração. Conheceu detalhes históricos do prédio que serão preservados; assinou uma ordem de serviço, autorizando a retomada das obras já na segunda-feira, e disse que ligaria para o seu “amigo Almir Sater, para que ele reserve uma data no final do ano, para vir a Corumbá e fazer um show na inauguração do novo Galileu”.

 

O prédio é um dos mais antigos e tradicionais patrimônios históricos de Corumbá que será reintegrado ao conjunto arquitetônico da cidade. Esta localizado nas esquinas da General Rondon com a Frei Mariano, e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

 

A retomada das obras foi viabilizada após entendimentos com o Ministério do Turismo, do Governo Federal, órgão financiador do projeto que conta também com recursos próprios. A restauração foi iniciada em 2009 e paralisada em 2010. O contrato expiraria no último dia 26 de março e foi necessário um intenso contato com o Governo Federal para não perder o recurso, R$ 511.555,85.

 

Maria Clara explicou que, após contatos com o Ministério do Turismo, o projeto foi mantido e, agora, o prefeito acaba de autorizar o reinício dos serviços. “Foi um trabalho intenso de articulação política do prefeito Paulo Duarte e da FUPHAN junto ao Ministério do Turismo para manter a verba para a reforma e restauração do Galileu”, lembrou.

 

O prefeito observou que, além do recurso disponibilizado pelo Ministério do Turismo, a Prefeitura também vai arcar com parte das despesas para conclusão da reforma. “O dinheiro virá da arrecadação própria, de impostos que a população paga, como o IPTU”, ressaltou, lembrando que o Imposto Predial e Territorial à vista e a primeira parcela vencem em 15 de maio.

 

“Acabamos de autorizar a retomada das obras e há prazo para conclusão, em dezembro. Se for antes, melhor. O importante é que estamos resgatando um pouco da nossa história e da nossa cultura. Tudo isso vai fortalecer ainda mais o nosso turismo”, comentou Duarte, lembrando que o prédio ao lado, o antigo Hotel Internacional, também deverá ser restaurado com recursos do PAC das Cidades Históricas. “Está incluído entre os 11 projetos que protocolamos em Brasília”, completou.

 

Auto de Natal

 

Durante a visita, a vereadora Cristina Lanza sugeriu uma grande decoração natalina em todo o prédio e que ele, às vésperas do Natal, seja palco do programa Auto de Natal, a exemplo do que ocorre em Curitiba. “Com estas sacadas, seria um programa ideal para comemorarmos p Natal e final de ano”, resumiu.