Nos 40 anos da Embrapa, prefeito destaca importância do órgão no Pantanal

O prefeito Paulo Duarte participou nesta terça-feira (30) da cerimônia que comemorou os 40 anos de fundação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Presente em Corumbá desde 1975, a instituição tem atuado de forma significativa para a preservação da fauna e da flora de toda a Bacia Pantaneira e no desenvolvimento socioeconômico da região.

“Precisamos do conhecimento da Embrapa. A população de Corumbá precisa desse conhecimento técnico e científico. Queremos fazer grandes parcerias para crescermos de forma sustentável”, afirmou o chefe do Executivo municipal, se comprometendo a trabalhar de forma integrada com o órgão. “Não vamos fazer nada sem ouvir ou sem procurar a Embrapa”, reforçou.

Paulo destacou ainda a atuação da entidade no trabalho de levar água potável aos assentamentos de Corumbá e na recuperação do rio Taquari. “Precisamos pensar que há pessoas que vivem no Pantanal e como podemos conciliar a exploração sustentável com geração de emprego e renda. Com todo avanço tecnológico é possível que tenhamos o Pantanal como referência no turismo, preservação e geração de emprego e renda para nossa gente”, completou.

A chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Resende, falou sobre a importância da instituição para o País e a transformação econômica proporcionada pela pesquisa, principalmente na área da agricultura. “Em 40 anos, o valor da cesta básica caiu mais de 50%. Em 1972 a produção total no Brasil era de 32 mil toneladas e hoje são mais de 160 mil toneladas, meta prevista para ser alcançada em 2020”, justificou.

Durante a cerimônia, o pesquisador Urbano Gomes Abreu apresentou palestra sobre as técnicas de agropecuária de corte no Pantanal. Agostinho Catella, por sua vez, falou sobre o Sistema de Controle da Pesca no Mato Grosso do Sul (SCPesca/MS), suas ferramentas e manejos, enquanto Alberto Feiden apontou a estrutura da agricultura familiar em Corumbá.

A solenidade foi encerrada com a entrega da conclusão da reforma realizada pelo Governo Federal, por meio do PAC – Embrapa, que investiu R$ 500 milhões na reestruturação da empresa de pesquisa em todo o País. O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, o vereador Carlos Alberto Machado, representando o Legislativo, e o comandante da 18ª Brigada, coronel Pedro Paulo de Mello Braga, também participaram da comemoração.