Ministra sugere criação de planos locais de superação da pobreza

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, sugeriu na tarde desta segunda-feira (1º), durante palestra na Assomasul, a criação de planos locais de superação da extrema pobreza.

 

A palestra de Tereza Campello, proferida no plenário da entidade, faz parte do Encontro Estadual de Prefeitos e Prefeitas de Mato Grosso do Sul com Órgãos Federais, aberto da parte da manhã pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e pelo presidente da Assomasul, Douglas Figueiredo (PSDB).

 

A abertura contou também com as presenças do senador Delcídio do Amaral, do governador André Puccinelli, do prefeito de Corumbá e secretário geral da Assomasul, Paulo Duarte, além de prefeitos sul-mato-grossenses e outras autoridades.

 

Durante o evento, os prefeitos e prefeitas estão conhecendo as ações e os programas sociais do governo federal e as linhas de financiamento disponíveis para os municípios.

 

As capacitações voltadas aos gestores municipais serão realizadas em todo o país.

 

Mato Grosso do Sul é o segundo estado a realizar o evento. O primeiro foi Sergipe, no último dia 26.

 

“Não existe políticas públicas que não seja com a participação dos municípios, por isso que essa conversa com os prefeitos é fundamental porque está acontecendo muita coisa nova”, enfatizou a ministra, ao elogiar o movimento que reúne 73 dos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul.

 

Durante sua fala, Campello destacou as ações e os programas que estão sendo colocados em prática no governo da presidente Dilma Rousseff, mas ressaltou a importância de os gestores públicos obedecerem os prazos para que seus municípios não fiquem fora na hora da liberação dos recursos disponíveis.

 

“Nossa ideia é construir essa parceria de modo que zere a miséria em cada um dos municípios”, sugeriu a ministrar ao mostrar, por meio de um retroprojetor, dados do governo federal que apontam para o crescimento do setor social em várias regiões do País. (Assessoria da Assomasul)