Juventude corumbaense aguarda aprovação de estatuto pela Câmara

A juventude corumbaense está confiante na aprovação da PLC 98/2011 (Estatuto da Juventude) encaminhada para a Câmara dos Deputados apos aprovação na noite de terça feira, 16, no Senado federal. O texto passou sem alterações, em relação às discussões ocorridas nas comissões da Casa. Agora o projeto segue para a análise dos deputados federais.

 

O assunto está sendo acompanhado pela Gerência de Políticas da Juventude da Prefeitura de Corumbá, ligada à pasta de Assistência Social e Cidadania, que está programando encontros nas escolas, e com grupos jovens de igreja e de entidades da sociedade civil, para discutir o estatuto.

 

O gerente Victor Raphael de Almeida acredita que a bancada sul-mato-grossense na Câmara dará total apoio à decisão tomada pelo Senado esta semana. “Sabemos que a pressão é grande para a alteração de alguns temas que estão no estatuto, como a cota para jovens nos ônibus interestaduais, o passe-livre e também a meia-entrada nos eventos culturais. Porém, precisamos garantir que esses direitos sejam implementados e inseridos no estatuto para garantir o acesso à mobilidade urbana e à cultura, fundamentais para os jovens, sobretudo de baixa renda que, por conta de altos valores, ficam alijados desses espaços”, comentou.

 

Segundo ele, um número significativo de entidades que atuam na área da juventude em todo o Mato Grosso do Sul, entre elas de Corumbá, assinaram um manifesto para que as Câmaras Municipais do Estado encaminhem o texto que apela para a aprovação sem alterações.

 

“Nós também apoiamos e esperamos que, com essa movimentação, possamos sensibilizar nossa bancada para que a aprovação do estatuto não incorra em alterações de texto”, completou.