Guia do IPTU 2013 disponível na internet; desconto de 30% vai até dia 15

O carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 já está disponível no site da Prefeitura Municipal de Corumbá, www.corumba.ms.gov.br. A inovação segue uma orientação do prefeito Paulo Duarte para facilitar e agilizar a vida do contribuinte corumbaense que, dessa forma, terá acesso ao documento por meio da Central de Serviços On-Line, na página da Administração Municipal na Internet, da sua própria residência, ou mesmo em seu local de trabalho.

 

Para entrar no sistema, basta clicar no banner na parte superior do site da Prefeitura. Na página, o contribuinte terá acesso a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) referente ao IPTU 2013, como também tirar dúvidas ou mesmo entrar em contato com os setores responsáveis pelo tributo municipal.

 

Para consultar os valores do IPTU 2013, os contribuintes devem clicar no banner ‘emitir guia’, digitar o número de inscrição do imóvel, o BIC (Boletim de Inscrição Cadastral); CPF do proprietário do imóvel, além do código de segurança do próprio sistema.

 

Em segundos, uma nova tela se abre contendo todas as informações sobre o imposto, inclusive sobre opções de pagamento, à vista ou em parcelas. Antes de imprimir, o contribuinte deve marcar qual a opção.

 

O documento é exibido no formato PDF. Para visualizá-lo o contribuinte precisa ter um programa leitor de arquivos PDF. Caso não possua um programa leitor, poderá baixar e instalar clicando em um dos links disponibilizado na própria página, Adobe Reader ou Foxit Reader.

 

Com o DAM em mãos, é só se dirigir a uma das agências bancárias conveniadas, ou à Central de Atendimento ao Contribuinte da Rua Frei Mariano, 697, para efetuar o pagamento.        

 

Quem não tem acesso à Internet, deverá procurar a Agência de Administração Tributária, localizada na Rua Frei Mariano, 650, e solicitar o documento a um dos atendentes. É importante estar em mãos com o número de inscrição do imóvel, bem como o CPF do proprietário. 

 

A Central de Serviços On-Line foi implantada pela Prefeitura como uma opção para o contribuinte ter maior facilidade de acesso ao sistema tributário. A partir de agora, quem tem acesso a um computador conectado à Internet pode realizar todo esse procedimento, inclusive fazer o pagamento online, caso utilize o serviço de home-banking. Se a opção for pelo pagamento pela internet, o programa garante a segurança da operação, com geração de um código a cada consulta, exclusivo para a operação.

 

O novo serviço integra o programa de modernização que a Prefeitura está implantando em Corumbá, para dotar a gestão de ferramentas modernas, resultando em benefícios para a Prefeitura e para a população. 

 

Desconto

 

Em Corumbá, contribuinte que pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013 à vista até o dia 15 de maio, será beneficiado com um desconto de 30%, e ainda tem o direito de participar de um sorteio de prêmios no dia programado para o dia 24 do mesmo mês. A decisão é do prefeito Paulo Duarte como forma de beneficiar aquelas pessoas que mantém seus tributos em dia com a Fazenda Pública Municipal.

O sorteio de prêmios é exclusivo para os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única. Neste caso, eles concorrerão a seis prêmios, sendo um televisor LED de 55” (1º); dois computadores notebooks (2º e 3º), e três televisores LCD de 32” (do 4º ao 6º prêmio).

Somente terá direito ao desconto de 30%, quem não possuir débitos para com a Fazenda Pública Municipal, ou que estiver com seu parcelamento em dia até o dia 1º de março de 2013. Mas, caso tenha débito, ou se estiver com parcelamento em atraso, poderá ser beneficiado com o benefício se efetuar o pagamento até o dia 10 de maio, cinco dias antes do vencimento da cota única.

É bom lembrar que, para quem optar pelo pagamento em até oito parcelas, a primeira vence também no dia 15 de maio. Estas pessoas, caso mantenham seus impostos em dia, poderão participar do segundo sorteio marcado para 16 de dezembro, e concorrer a um automóvel 1.0, zero quilômetro, no primeiro prêmio; dois computadores notebooks, segundo e terceiro prêmios, além de três televisores LCD de 32” (do 4º ao 6º prêmio).