Formação continuada envolve 1,6 mil servidores da Educação na cidade

A prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Educação, está realizando nesta segunda-feira, 08, nos períodos matutino e vespertino, uma formação em Pólo envolvendo 1600 servidores. O encontro permite troca de experiências entre os profissionais e proporciona alternativas pedagógicas capazes de auxiliá-los na prática escolar. “È uma maneira de estarmos mais próximos e discutirmos políticas educacionais e o cuidado com os nossos alunos”, afirmou a secretária de Educação, Roseane Limoeiro.

 

Ainda segundo ela, o resultado da formação pode ser visto no dia a dia dos profissionais, cada um em sua área. “Seja o auxiliar de disciplina ou o agente da merenda, todos saem daqui mais cientes do seu papel, preparados para atender com excelência o público que está inserido na Rede Municipal de Ensino”, explicou.

 

Durante a atividade, técnicos pedagógicos conduzem os trabalhos aplicando oficinas, nas quais, entre outras ações, é estabelecida uma troca de experiências entre os servidores. “É uma soma de conhecimentos, pois passamos, recebemos e repassamos aos alunos”, disse a professora de Língua Inglesa, Lucilene Aparecida de Almeida, que considera o método um enriquecedor intercâmbio.

 

A atividade que abrange diretores, coordenadores pedagógicos, professores, secretários, técnicos administrativos, auxiliares de serviços diversos e auxiliares de disciplina, inclui também os agentes e auxiliares de merenda, que aprendem a reaproveitar alimentos no preparo da merenda. “Por trabalharmos em tempo integral, precisamos aprimorar e qualificar o cardápio oferecido” contou Alda Leones Pereira, cozinheira da Escola Municipal Tilma Fernandes.

 

Já para Lenir Inácio, também cozinheira da escola, ouvir de um aluno que a comida estava uma delícia, é o reflexo da troca de experiência adquirida durantes as capacitações. “Uma das coisas que mais aprendemos aqui é realizar o nosso trabalho com amor e dedicação”, observou. “Ouvir um elogio desses de uma criança nos enche de orgulho e nos impulsiona a dar sempre o melhor”, completou.

 

Já a Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá um pólo à parte que será realizado na escola Barão do Rio Branco, no dia 22 de abril no período noturno. Já Com relação às escolas urbanas, rurais, creches e os Centros de Educação Infantil, os pólos serão divididos de acordo com cada localização, permitindo a realização de encontros e a formação continuada dos servidores, promovendo conteúdos específicos de sua área de atuação.