Exposição Oratórios – a espiritualidade na América Latina no festival

No 1º dia do Festival América do Sul 2013, será inaugurada a exposição “ORATÓRIOS – A espiritualidade na América Latina”, sob a curadoria de Robert Richard. Nela serão mostradas criações de pequenos cenários que permitem lúdica e simbolicamente uma intervenção e interpretação (imaginária) do mundo interior e exterior. Inspirações, saudades, sentimentos, coleções, perdidos e achados, etc.

 

A história dos Santos se baseia fundamentalmente em episódios de sofrimento e fé. Para além de todo o simbolismo estritamente religioso, o entusiasmo em torno dos santos tem uma manifestação no catolicismo que viaja pela américa latina desde o período colonial.

 

Artistas se reúnem para traduzir estes símbolos de expressões de fé, numa visão muito particular e curiosa, se utilizando da escultura e materiais reciclados, compondo obras que se assemelham aos oratórios tradicionais.

 

Festival

 

O 10º Festival América do Sul acontece entre os dias 1º e 5 de maio, na cidade de Corumbá e conta com patrocínio da Petrobras, governo federal, Banco do Brasil, Sebrae, Vale e Andorinha. É realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Corumbá e o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. (Assessoria do FAS)