Escolas Municipais elegem seus grêmios estudantis nesta terça-feira

A Rede Municipal de Ensino (Reme) de Corumbá deu início nesta terça-feira, 02, o processo eletivo para escolha das novas diretorias dos Grêmios Estudantis das unidades de ensino mantidas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

 

Logo cedo, após um período de panfletagem e campanhas por parte dos alunos de 5ª à 9ª série, foi realizada a eleição da diretora do Grêmio Estudantil para o Biênio 2013-2014, da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues. Realizado pela Secretaria de Educação, em parceria com a Gerência de Políticas Públicas para a Juventude, a escolha acontece simultaneamente em todas as escolas da Reme, até as 17 horas desta terça.

 

Com o objetivo de incentivar a participação democrática de crianças e jovens na gestão escolar, em toda a REME foram formadas cerca de 40 chapas distribuídas em 15 escolas da zona urbana e seis na zona rural. “É a coroação de todo o trabalho feito em sala de aula”, disse a Supervisora do Núcleo de Projetos e Convênios, Luciana Moreira Ligiele, acrescentando que a atividade desenvolve a parte cidadã dos alunos.

 

De acordo com a organização do Grêmio Estudantil, uma das metas para este ano é fazer com que os alunos desenvolvam um senso de organização administrativa também. “Queremos que eles entendam um pouco da parte burocrática que envolve o Grêmio, para que representem bem os interesses dos estudantes”, destacou Victor Raphael de Almeida, gerente de Políticas Públicas para a Juventude.

 

Mesmo ainda com dúvida sobre em qual chapa votar, a aluna do 5º ano, Karen Catherine Afonso, de 10 anos, enumerou algumas das conquistas que gostaria para escola. “Eu gostaria que pintassem nossa quadra, reformassem os banheiros e as salas que a gente estuda”, contou.

 

Concorre neste ano, na Escola Municipal Luiz Feitosa, as seguintes chapas: “Bonde Luiz Feitosa”; “Unidos Por Luiz Feitosa Rodrigues; “Juntos com o Senhor Venceremos” e “Com Fé e Amor Venceremos”. O resultado das eleições será divulgado na próxima segunda-feira, 08. Já a posse acontece no dia 10, no Centro de Promoção Humana e Ambiental Padre Ernesto-Cenper.

 

O Grêmio Estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa os interesses dos estudantes, tendo como principal objetivo a participação dos alunos nas atividades da escola, permitindo uma atuação mais ativa na gestão, bem como na sociedade em que estão inseridos. Dessa forma, passam a valorizar mais a educação, desenvolvem o sentimento de pertencimento à escola e fortalecem o vínculo com a comunidade.