Em Corumbá, Conselho Municipal defende os direitos da pessoa idosa

Assegurar a cidadania da pessoa idosa, criando condições para a garantia de seus direitos e de sua autonomia, com acompanhamento, avaliação e controle da política e das diretrizes municipal da política nacional da pessoa idosa. Este é o papel do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa que está em pleno funcionamento em Corumbá.

 

A instituição, que tem por finalidade e competência propor políticas, programas, projetos e ações, contribuindo para a integração e participação efetiva da pessoa idosa na família e na sociedade, funciona na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 1000, no período das 07 às 18 horas. O atendimento pode ser também pelo telefone 3231 0443.

 

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa é integrado por representantes das secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Educação e Saúde, e da Fundação de Esportes de Corumbá, representando as instituições governamentais, e pelo Asilo São José da Velhice Desamparada, Associação dos Aposentados e Pensionistas e Pessoa Idosa de Corumbá, Clube da Melhor Idade, Diocese de Corumbá e Conselho Regional de Ministros Evangélicos, todas instituições não governamentais.

 

Foi criado pela Lei Municipal nº 2254, de 20 de junho de 2012. Possui atribuições de caráter pro positivo, consultivo, deliberativo, objetivando acompanhar, supervisionar, formular, propor e promover políticas e ações governamentais e não governamentais destinadas a proporcionar a qualidade de vida e bem estar da pessoa idosa do município de Corumbá.