Corumbá celebra dia de combate à hipertensão com ações preventivas

O setor de saúde pública da Prefeitura de Corumbá está celebrando nesta sexta-feira, 26, o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, instituído pela Lei nº 10.439, de 30 de abril de 2002. A data está sendo lembrada como uma série de ações voltadas à conscientização da população sobre a prevenção e controle da doença.

 

Ontem, quinta-feira, a Unidade de Estratégia de Saúde da Família Beira Rio promoveu um evento de forma antecipada, que constou de palestras educativas, como forma de alertar sobre os riscos da hipertensão arterial e as formas de prevenção e controle. Teve também vacinação contra a gripe, como parte da campanha nacional.

 

A preocupação dos profissionais de saúde consiste na conscientização da população de que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa e, quanto mais precocemente for detectada, maiores serão as chances de tratamento, evitando complicações.

 

Silvia de Medeiros Vieira, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde da Prefeitura, explica que uma boa parcela da população é portadora da doença, mas desconhece. Por essa razão, ela aconselha as pessoas, para que procurem uma das unidades básicas de saúde, na busca de atendimento e informação.

 

Hoje, dia D de ações de combate à hipertensão, as unidades da Popular Velha e Luiz Fragelli também programaram uma série de atividades, voltadas para os grupos que são atendidos nas duas localidades.