Servidores de Corumbá recebem orientação sobre primeiros socorros

Servidores municipais estão participando do workshop sobre primeiros socorros oferecidos pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Escola de Governo, ligada à Secretaria de Gestão Pública, em parceria com o 3º Grupamento de Bombeiros Militar.

 

A primeira turma, com 26 inscritos, participou do treinamento na tarde de ontem, quinta-feira, e a segunda, com 21 pessoas, será orientada nesta sexta, no horário das 13h30 às 17h30.

 

Os servidores estão recebendo noções básicas de segurança do local, segurança do socorrista, abordagem primária, contenção de hemorragias e fraturas, desobstrução das vias aéreas, crises convulsivas, reanimação cardiopulmonar, queimaduras, fraturas, curativos, engasgo, epilepsia, desmaio, afogamentos, choque elétricos e o telefone de emergência.

 

De acordo com o Sargento do 3º Grupamento de Bombeiros, Ronaldo Cadário, esta palestra tem o objetivo de dar uma noção básica sobre os primeiros socorros, “estamos ensinando ao servidor os meios de reconhecer as urgências e emergências, prestando os cuidados imediatos, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de uma pessoa mais qualificada”.

 

Ontem, ele iniciou a palestra falando de segurança, de forma que a pessoam antes de prestar os primeiros socorros, tenha noção da sua segurança. “Não adianta nada você chegar ao local, ver a vítima caída, e não perceber os riscos que há em sua volta e acabar se ferindo também. Aí, em vez de você ajudar, você acaba sendo mais uma vítima”, explicou.

 

Além da parte teórica, os alunos estão podendo aplicar todo o conhecimento adquirido em um boneco utilizado pelos bombeiros durante as demonstrações.