Programa “Clique Esperança” é apresentado para entidades do CMDCA

Promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, uma reunião apresentou o programa Clique Esperança para as entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Corumbá. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Carlos Rubens de Oliveira, fez a apresentação do programa, um instrumento que visa fomentar as doações para os fundos da criança e do adolescente nos municípios com vista a apoiar as políticas públicas específicas embasadas na proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do adolescente Lei Federal 8069/90.

O Clique Esperança visa à destinação de parte do imposto de renda devido ao fundo de criança e do adolescente, os contribuintes poderão efetuar doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, distrital, estaduais ou municipais, devidamente comprovadas, sendo essas doações integralmente deduzidas do imposto de renda, obedecidos os seguintes limites 1% (um por cento) do imposto sobre a renda devido apurado pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, 6% (seis por cento) do imposto sobre a renda apurado pelas pessoas físicas na Declaração de Ajuste Anual.

Carlos Rubens reforçou a importância do Imposto de Renda dos corumbaenses ser aplicado em programas sociais da sua cidade, uma vez que essa doação é direcionada para o Fundo da Criança e do Adolescente. Lembrou ainda que qualquer cidadão brasileiro, onde estiver, pode fazer a sua doação escolhendo onde aplicar o seu recurso e deduzindo a quantia doada do seu imposto de renda. O contador ainda colocou à disposição a Delegacia do Conselho em Corumbá para ser parceira das empresas e pessoas físicas no sentido de prestar esclarecimentos sobre a forma correta de efetuar a doação. “É simples pra você, não gera custo e ajuda as crianças da nossa cidade”, destacou.

Tanto empresas quanto pessoas físicas ainda podem fazer suas doações visando a dedução para o imposto de renda desse ano. Presente na reunião, o conselheiro e subsecretário de Assistência Social e Cidadania, Nilo Corrêa, reforçou a importância de informar a população e as empresas de Corumbá sobre o programa “Vamos realizar, em parceria com a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Assistência Social, o Conselho Regional de Contabilidade, uma ação forte de divulgação desse programa, mostrando para a população como é fácil e bom ajudar as crianças e os adolescentes da nossa cidade”, afirmou.

Os recursos doados para fundo da Criança e do Adolescente contribuem para fomentar projetos sociais e políticas públicas, o cidadão que faz doação através da dedução do imposto de renda aplica seus impostos na sua cidade, e ajuda a infância e adolescência de Corumbá.