Prefeitura já trabalha na reorganização do Porto Geral de Corumbá

A prefeitura de Corumbá está lançando um plano de ação na região do Porto Geral que visa requalificar um dos principais cartões de visitas da cidade e torná-lo mais organizado, limpo, seguro, justo e acolhedor para as famílias, comerciantes e turistas da cidade.

 

A ‘força-tarefa multisetorial’ se inicia nesta quinta-feira, 21, e envolve as secretarias de Meio Ambiente; Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos; Segurança Pública; Guarda Municipal; Polícia Militar; Agência de Trânsito e Transporte; Vigilância Sanitária; além das fundações de Cultura, de Turismo e de Patrimônio Histórico e Desenvolvimento Urbano. 

 

A primeira reunião entre os representantes dessas áreas foi realizada na noite desta quarta-feira, 20, e contou com a presença do prefeito Paulo Duarte. No encontro ficou determinado que dezenas de funcionários de diversas áreas da administração pública serão mobilizados para colocar em prática ações que envolvem desde a reorganização do espaço, limpeza urbana, controle e orientação do trânsito, preservaçao do patrimônio histórico e cultural, fiscalização tributária e legal do comércio fixo e ambulante até a preservação aferição da poluição sonora, vistoria das condições de higiene dos estabelecimentos, cumprimento do código de conduta, entre outras.

 

Segundo o secretário de Governo, Hélio de Lima, a orientação, educação e sensibilização dos comerciantes e cidadãos darão a tônica da ação, que já foi apelidada de ‘Porto Legal’. “A iniciativa partiu do prefeito Paulo Duarte, que solicitou a todas as secretarias, agências e fundações envolvidas que não percam de vista o caráter pedagógico e educacional desta ação”, disse. “O objetivo é tornar o porto um lugar mais seguro e democrático, organizado e acolhedor para as famílias, turistas e cidadãos de bem”.

 

O ‘Porto Legal’ foi criado para ser um programa permanente da prefeitura de Corumbá e terá suas ações intensificadas sempre nos fins de semana e dias que os antecedem. O projeto se inicia nesta quinta-feira e vai até domingo.