Prefeitura inicia novo LIRAa e prepara mutirão no Cristo Redentor

A Prefeitura de Corumbá programou para segunda e terça-feira, 4 e 5 de março, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), segundo ciclo, que vai apontar a incidência de infestação do mosquito transmissor da dengue na área urbana da cidade. O trabalho será feito pelo agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde e será importante para nortear as próximas ações de prevenção e combate à esta doença na cidade que, até a oitava semana epidemiológica, já havia registrado 701 notificações.

 

O levantamento será realizado em quatro regiões: 1 – Arthur Marinho, Cervejaria, Dom Bosco, Generoso e Centro 1 (entre Edu Rocha e Antônio Maria Coelho); 2 – Beira Rio, Centro 2 (entre Antônio Maria e Albuquerque), Maria Leite, Universitário, Industrial e Previsul; 3 – Centro América, Cristo Redentor (composto por Vitória Régia, Cristo Redentor e Cravo 1, 2 e 3), Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha e Guatós, e 4 – Aeroporto, Guarani, Jardim dos Estados, Nova Corumbá e Popular Nova. No primeiro ciclo o índice apontou 9,49%.

 

Paralelo ao LIRAa, a Prefeitura inicia na próxima semana, o mutirão ‘Um por todos e todos contra a dengue’ desencadeado na última segunda-feira na área central da cidade, visando limpeza e trabalho de conscientização da população. Desta vez, os trabalhos serão desenvolvidos no bairro Cristo Redentor, região sul da cidade.

 

Quelen Serra, bióloga do CCZ, informou que na região central, a etapa de visita aos domicílios que estão sendo concluídas nesta sexta-feira, 1º. Durante a ação, as equipes estão eliminando os focos de proliferação do mosquito no interior dos imóveis e fazendo trabalho educativo junto aos moradores para que todos se conscientizem sobre a necessidade de manter os imóveis limpos, sem focos da doença.

 

Já a limpeza de terrenos baldios prossegue na segunda-feira. Esta ação está sendo importante para uma limpeza geral na cidade e, após concluir o centro, as equipes responsáveis seguem para o Cristo Redentor. É bom lembrar que, nos casos dos terrenos baldios e imóveis fechados (abandonados ou desocupados), a Prefeitura está dispensando um tratamento mais rigoroso.

 

A limpeza está sendo executada e, além da notificação com multas aos proprietários, o Município vai taxar o IPTU de forma diferenciada, bem acima do valor normal de um imóvel que não oferece risco à saúde pública. Há casos inclusive de processos de desapropriação, como já ocorreu esta semana.

 

Pedágio

 

Nesta sexta, além das visitas e limpeza dos terrenos e imóveis fechados, equipes que estão atuando no mutirão, ligadas às mais diversas pastas da Prefeitura e também parceiros, estão realizando campanhas de conscientização em locais de grande movimentação de veículo, para conscientizar a população sobre a dengue. Pela manhã foi no cruzamento da Major Gama com a Dom Pedro II. Á tarde, na Edu Rocha com a América.

 

A ação de conscientização pelas ruas da cidade foi batizada de “pedágio educativo e preventivo de combate à dengue”. Permitiu à população aprender um pouco mais sobre a necessidade de se combater o aedes aegypti.

 

Foi desenvolvido pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses, da Estratégia de Saúde da Família e da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), que entregaram aos motoristas e pedestres, folders informativos com os procedimentos necessários para conter a proliferação do mosquito. A blitz faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Corumbá tem realizado para conter o avanço da dengue no município.