Prefeitura e Fecomércio estudam parcerias para fortalecer a economia

O prefeito Paulo Duarte esteve reunido na noite de quarta-feira, 6, com o presidente da Fecomércio/MS, Edson Araújo. O encontro serviu para a apresentação e debate das propostas de parcerias entre as empresas do “Sistema S” e a administração pública de Corumbá.

 

Na pauta, o fomento e a gestão da Casa do Artesão, para que os produtores do artesanato local possam ter sustentabilidade. Outro assunto abordado foi a implantação de novos cursos de qualificação, voltados especificamente para a realidade de Corumbá e implementação de um Banco de Oportunidades, onde os alunos poderão fazer um cadastro que ficará disponível para a avaliação dos empresários.

 

Uma dessas parcerias deve envolver o Sesc e a Casa do Artesão com o intuito de fomentar novos negócios e garantir mais sustentabilidade ao espaço e aos produtores de artesanato.

 

Iniciativas de desenvolvimento do comércio local também foram postas à mesa, como a implantação de novos cursos de qualificação, voltados para a realidade e vocação corumbaense, além da criação de um banco de oportunidades, uma espécie de cadastro com os dados dos alunos egressos dos cursos do Senac/MS que ficaria disponível aos empresários de Corumbá.

 

Realização de pesquisas sazonais, levantamento de perfil atualizado da demanda turística, palestras e workshops técnicos e até sistemas de modernização da gestão pública foram discutidos no encontro, que também contou com a presença dos diretores do Sesc e Senac, Regina Ferro e Vítor dos Santos Melo, do secretário de Governo, Hélio de Lima; da Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho; e das diretoras-presidentes das fundações de Turismo; de Cultura; e de Desenvolvimento Urbano e de Patrimônio Histórico, respectivamente Hèlénemarie Dias Fernandes, Márcia Rolon e Maria Clara Scardini.

 

Os representantes do Senac manifestaram a intenção de duplicar o tamanho da estrutura da instituição em Corumbá e de estabelecer parcerias com as secretarias de Assistência Social e de Educação. O Senac, juntamente com o Sesc, anunciou recentemente que já foi aprovada a compra de um terreno de 5 mil metros quadrados no centro de Corumbá, onde será construída a terceira sede do estado.

 

No Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá, estuda-se um trabalho conjunto do Sesc com a Fundação de Turismo do Pantanal para a gestão do mega-espaço e também do auditório, o que deve incluir a implantação de um teatro, de uma choperia e de um restaurante-escola.