Prefeito visita hospital e anuncia mais melhorias nos serviços de saúde

O prefeito Paulo Duarte fez mais uma visita nas instalações do Hospital de Corumbá, maternidade e Pronto Socorro Municipal, para acompanhar de perto as mudanças que estão ocorrendo e o que é necessário para melhorar o atendimento à população pantaneira.

 

A visita durou três horas e faz parte de uma agenda adotada pelo chefe do executivo municipal de estar presente nas unidades de saúde do Município, conversando com funcionários e pacientes “para saber das dificuldades e deficiências, que sabemos são muitas”, confidenciou.

 

“Desde o início da nossa gestão na Prefeitura de Corumbá tenho visitado diversas unidades de saúde e já fui várias vezes ao Pronto Socorro Municipal e à Santa Casa. Na sexta-feira, no início da noite, estive novamente no PS e andei por todo o hospital e alas como o CTI e a maternidade”, disse Paulo demonstrando otimismo como o que ouviu e viu de perto.

 

“Embora pequenas (as mudanças ocorridas) diante da grande problemática que é a área da saúde em todo o país, já fazem muita diferença”, observou, lembrando a implantação do sistema de Classificação de Risco, que pretende melhorar o atendimento no Pronto Socorro e que “logo será estendida às outras unidades de saúde do município”, anunciou.

 

Outra novidade é ala de ortopedia, que agora conta com um espaço mais confortável e com ar condicionado, proporcionando melhores condições de cuidados aos pacientes. “Durante a visita encontrei uma pessoa que foi encaminhada para cá de Nova Andradina, no sul do Estado, pela Central de Regulação, para realizar uma cirurgia na mão. Essa pessoa elogiou o atendimento que tem recebido”, comentou.

 

“Sabemos dos grandes desafios que temos pela frente, mas pequenas mudanças já começaram a acontecer e muitas outras virão. Estamos trabalhando e planejando para isso. Na saúde tudo deve ser minuciosamente planejado e controlado, à exemplo da visita que fiz, também ao almoxarifado da Secretaria de Saúde e tudo tem de funcionar como uma engrenagem”, disse.

 

Atendimento humanizado

 

O prefeito destacou que, nos próximos meses a população começará a sentir essas mudanças. “Já em abril iniciaremos um curso de qualificação para treinar os nossos funcionários para um atendimento humanizado e de qualidade”, anunciou para, em seguida, citar que já autorizou a contratação de mais cinco médicos para as unidades de saúde. “Vamos agilizar o processo de contratação para que esses profissionais iniciem em breve o atendimento à população”.

 

Outra novidade é que no segundo semestre a Prefeitura pretende iniciar processo licitatório para as obras de reforma do Pronto Socorro, reforma de Unidades Básicas de Saúde e reforma do Centro de Saúde da Mulher. Na sexta-feira, a Caixa Econômica Federal anunciou que estão autorizados investimentos de R$ 4,5 milhões, de um total de R$ 7,4 milhões.

 

São recursos destinados a reformas e ampliações da estrutura de atendimento de saúde de Corumbá viabilizados por meio de emendas da bancada integrada pelos deputados federais Vander Loubet (PT-MS), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Henrique Mandetta (DEM-MS), que contou com apoio fundamental do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do senador Delcídio do Amaral.

 

Na visita o prefeito estava acompanhado da secretária de Saúde Dinaci Ranzi e do diretor de Gestão do Hospital, Renato Fabiano Cintra.