Prefeito recebe presidente da Fetems e fortalece diálogo pela Educação

O prefeito Paulo Duarte recebeu em audiência, na tarde desta segunda-feira (18), o Presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Roberto Magno Botareli Cesar, para tratar sobre pauta de reivindicações da categoria em Corumbá. O prefeito reforçou que é sensível aos pedidos e está aberto ao diálogo, acrescentando que a educação é prioridade em seu governo e que o trabalho que está sendo feito é de médio e longo prazo para que os problemas da área sejam resolvidos.

“Nós também vamos olhar a questão dos funcionários administrativos da Educação. Nós vamos, nas próximas semanas, apresentar o resultado dos estudos que foram solicitados para cada secretaria, em especial os relacionados à jornada de trabalho. Temos o compromisso de resolver essa questão o mais rápido possível, inclusive tratando todos os servidores de forma igualitária e justa”, destacou o prefeito de Corumbá.

Paulo Duarte ainda reafirmou seu compromisso de destinar a verba dos royalties do petróleo para a Educação. “Se não mudar nada na Lei, esse dinheiro, que deve ser algo em torno de R$ 2 milhões, será utilizado para transformar a Rede Municipal de Ensino de Corumbá em referência”, reforçou. A climatização de 100% das salas de aula, prevista para ser concluída até o início do próximo ano letivo, e a entrega dos kits escolares no segundo semestre de 2013 também foram elencados pelo chefe do Executivo municipal.

“Nosso papel como presidente da Fetems é sentar com os executivos do município e do Estado e abrir esse canal de conversa”, comentou Roberto Botareli, que fez uma avaliação positiva do encontro. “A partir desse momento estabelecemos uma comissão que estará intermediando a conversação para as reivindicações da categoria e nós apostamos que através do diálogo, vamos conquistar avanços”, afirmou.

“O movimento sindical, nos últimos anos, mudou seu desempenho e tem apostado bastante na forma do diálogo e da conversa. A manifestação só defendemos quando não há mais diálogo. O prefeito assumiu algumas posições à mesa, como a proposta de debate da unificação do estatuto dos profissionais de educação, a questão das 6 horas e 8 horas diárias dos administrativos também vai ser discutido e nos próximos dias sai uma posição definitiva da Prefeitura”, concluiu.

O secretário de Governo, Hélio de Lima, a secretária municipal de Educação, Roseane Limoeiro, e o presidente do Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá), Luizio Espinoza, também participaram da reunião.