Palestra sobre universo feminino abre Semana da Mulher na cidade

A Semana da Mulher foi aberta em Corumbá com um importante desafio para todas elas: consolidar direitos e promover a autonomia. Na manhã desta segunda-feira, 04, no Centro de Saúde da Mulher, foi realizada uma roda de conversa “Tricotando sobre o Universo Feminino”, a primeira das diversas atividades que a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, por meio da Gerência de Articulação de Políticas Públicas para a Mulher estão reservando até o próximo dia 10.

 

Representando o prefeito Paulo Duarte, a vice-prefeita Márcia Rolon, que participou da abertura das ações, destacou a importância de promover atividades que investem na valorização da mulher. “É uma oportunidade de elas melhorarem sua auto-estima, se sentirem motivadas e se colocarem cada vez melhor no mercado de trabalho”, destacou.

 

À secretária de Saúde Dinaci Vieira Marques Ranzi aproveitou a palestra para destacar os desafios que a saúde do Município pretende alcançar ao longo deste ano. “Nós vamos focar na atenção primária a essas mulheres, de forma que elas participem de todas as atividades oferecidas em cada Unidade de Estratégia de Saúde da Família e nos centros de especialidades”, destacou Dinaci.

 

Para a psicóloga e responsável pela palestra, Flávia Mendes, pequenos atos e um aconselhamento médico, otimizam a saúde. “Todo conteúdo ministrado sobre alimentação, reeducação alimentar, saúde sexual e cuidados básicos, auxiliam e muito essas mulheres, que são protagonistas de seus direitos”, contou.

 

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle, explicou que a ação visa atingir o maior número de mulheres possível. “Queremos promover a autonomia não só da mulher, mais da família como um todo”, disse. “Nossa prioridade é que essas mulheres sejam capacitadas, almejando assim, uma melhoria de vida”, completou.

 

A programação da Semana da Mulher continua nesta terça-feira, 05, com uma palestra sobre “A História e o Ingresso das Mulheres da Marinha”, às 09h30, na Escola Dom Bosco. No CRAS Central, localizado na Rua Edu Rocha, às 15 horas, acontece a “Tarde de Beleza”. Já no CRAS II, da Nova Corumbá, às 16 horas, o “Encontro das catadoras de materiais recicláveis”.