Palestra foca papel e atuação do Conselho Tutelar no CRAS II, hoje

O papel do Conselho Tutelar e a sua atuação em Corumbá, serão abordados na tarde desta sexta-feira, 22, durante um encontro com as famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social II (CRAS II) da Nova Corumbá. A palestra está programada para as 16 horas, na sede do Centro, localizado na Rua José Maciel de Barros, atrás do Centro de Controle de Zooonoses (CCZ).

 

A palestra é uma realização da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e será importante para que as famílias tenham maior conhecimento do real papel do Conselho Tutelar. Será uma forma de levar ao conhecimento da população, mais esta ferramenta de garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Na oportunidade a comunidade poderá também esclarecer dúvidas.

 

Os Centros de Referencia da Assistência Social é um espaço dedicado ao atendimento das famílias em vulnerabilidade social por meio dos Serviços de Proteção Social Básica (PAIF). Funcionam de segunda a sexta no período das 07h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30.

 

Atualmente o CRAS II funciona em dois locais. Um está localizado na Rua Cyríaco de Toledo, ao lado da Unidade de Saúde Paulo Maissato, na Nova Corumbá e oferece os seguintes serviços: Cadastro Único (inclusão e recadastro), Pronatec ( pré-inscrição e realização de alguns cursos no prédio), aulas de ginástica, além de atividades em parceria com o Núcleo de Apoio ao Saúde da Família, que acontecem às segundas e quartas-feiras, a partir das 15 horas.

 

Já o segundo prédio está localizado na Rua José Maciel de Barros atrás do CCZ, no novo conjunto do Bairro Guató. No local são disponibilizados os seguintes serviços: grupo de idosos a partir das 14 horas (em abril os encontros serão nos dias 04 e 18; em maio nos dias 02 e 16, e em junho nos dias 06 e 20). Ainda há vagas para aquelas pessoas que desejarem fazer parte do grupo.

 

Outro grupo atendimento no local é o de gestante, sempre a partir das 09 horas. Em abril, os encontros serão dias 02 e 16; em maio, nos 07 e 21, e em junho dias 04 e 18. Também há vagas. Há ainda a oficina de artesanato que acontece todas as quintas-feiras, das 13h30 às 15h30, destinado a jovens e adultos.

 

Outra atividade é a oficina com famílias que aborda temas de interesse das famílias, contribuindo para o alcance de aquisições, fortalecimento de vínculo familiar e comunitário, acesso aos direitos, além de estimular o protagonismo e a participação social, no sentido de prevenir riscos sociais. O horário dos trabalhos acontece a partir das 14 horas. Em abril as datas programadas são os dias 09 e 23; em maio, nos dias 14 e 28, e em junho, dias 11 e 25. Também estão sendo disponibilizadas vagas.