Direitos da pessoa com deficiência: plano será apresentado na terça

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o “Viver sem Limite” será apresentado em Corumbá, durante um encontro que vai reunir prefeitos, gestores e técnicos de cidades sul-mato-grossenses. O evento está marcado para terça e quarta-feira, 05 e 06 de março, no Espaço Educacional, na Rua Delamare, nº. 1557, Centro.

 

O encontro está sendo coordenado pela Prefeitura de Corumbá e integra uma parceria com o Governo Federal, e é uma reafirmação de um compromisso para assegurar o direito ao desenvolvimento e à autonomia. A abertura dos trabalhos nesta terça será às 14 horas e vai tratar de temas importantes ligados às políticas de acesso à educação e saúde, promovendo a acessibilidade e a inclusão social de pessoas com deficiência.

 

O programa ainda prevê uma especial atenção com as pessoas que se encontram em situação de pobreza extrema, desafio central do governo federal, atendendo os princípios definidos na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi ratificada no Brasil com emenda constitucional.

 

De acordo com o plano, mais de 15 ministérios são parceiros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), para desenhar um plano que envolve todos os entes federados e prevê ainda um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014.

 

Além de Corumbá, participarão da reunião representantes dos Municípios de Ladário, Aquidauana, Anastácio, Miranda, Porto Murtinho, Dois Irmãos do Buriti, Jardim, Bonito, Bodoquena, Nioaque e Guia Lopes da Laguna. A apresentação está a cargo da consultora do Plano “Viver Sem Limites” na região de Mato Grosso do Sul, Célia Maria Flores Santos.