Corumbá premia os 15 melhores trabalhos em concurso sobre a água

Solenidade na manhã desta segunda-feira, 25, marcou a premiação dos alunos que participaram do Concurso de Frases e Ilustrações realizado durante a Semana da Água que, este ano, teve como foco a proteção da águas e o combate à dengue, temas que fazem parte da atual realidade, uma vez que este ano a Organização das Nações Unidas definiu como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

 

O concurso teve como tema “Corumbá em tempo de cooperação pela água e contra a dengue”. A premiação aconteceu no Museu de História do Pantanal (Muphan), com a presença do prefeito Paulo Duarte, da secretária de Educação Roseane Limoeiro, além de outras autoridades.

 

Para Roseane Limoeiro, o trabalho mostrou que “estamos no caminho certo, pois tivemos a participação dos alunos municipais da zona rural e da zona urbana, e isso mostra que este não foi apenas o resultado de um trabalho escolar, mas também da participação efetiva das nossas crianças num trabalho de cidadania, e da vida comunitária”.

 

Conscientização

 

O prefeito Paulo Duarte destacou que iniciativas como esta, permite conscientizar as crianças sobre a destinação adequada do lixo, como também sobre o uso racional da água e a maneira de fazer com que esse conhecimento seja passado adiante.

 

“Os jovens e as crianças serão aquelas pessoas que vão conscientizar os adultos. São elas que vão nos ajudar para que no próximo ano, não estejamos na mesma situação de risco de epidemia da dengue e para que não vejamos mais tanto lixo jogado no chão”, Ressaltou, para em seguida lembrar que a coleta de lixo deve ocorrer de forma contínua, mas “não para catar garrafas, latinhas e papeis que algumas pessoas ainda insistem em jogar no chão, mas sim coletar o lixo acondicionado em sacolas plásticas, e a varrição ser realizada para varrer apenas as folhas que caem das árvores”.

 

Duarte disse que Corumbá tem uma beleza inigualável. “Poucas cidades têm as belezas que a nossa tem, com o nosso Rio Paraguai, o Pantanal. Por isso acredito que a educação é o caminho. Meio ambiente é muito mais que simplesmente a preservação da natureza”, reforçou.

 

Ketylen Karyne Santos da Silva, responsável pela ação educativa e cultural do Muhpan, lembrou que durante a Semana da Água, os alunos tiveram oportunidade de participar de diversas ações. “Em uma delas eles trabalharam três temáticas. Falamos de desmatamento, de não se jogar lixo no rio e sobre a dengue. Vimos que vários alunos chegaram aqui com algum conhecimento, mas com certeza saíram daqui com conhecimento aprimorado e vão passar isso adiante”.

 

Lucas Maciel Mendes, aluno da 9ª série da Escola Izabel Corrêa de Oliveira, foi o primeiro colocado e lembrou que a frase é para conscientizar as pessoas contra a dengue e o desperdício. “Se eu jogar o lixo no chão, as outras pessoas vão ver e fazer igual. Agora, se eu fizer diferente, será o exemplo e muitos vão parar e pensar: poxa, eu também posso fazer isso”.

 

Lucas Maciel Mendez conquistou o primeiro lugar com a frase “Dengue nunca, desperdício jamais. Vamos combater isso, para que não aconteça mais!”. Em segundo lugar ficou Renan Cunha de Oliveira, também da Escola Municipal Izabel Corrêa de Oliveira, com a frase “Somos uma comunidade consciente que coopera pela água e combate a dengue”. Já em terceiro, a aluna Andréia Gomes Flores, da

Escola Municipal Rural Eutrópia Gomes Pedroso, com a frase “Na fronteira tem dois povos que trabalham unidos, combatendo a dengue e preservando a água”.

 

A Semana da Água foi aberta na segunda-feira, 18, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses), Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Fundação Grupo Boticário – Estação Natureza Pantanal, Museu de História do Pantanal, 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental de Corumbá e Projeto Florestinha, 6º Distrito Naval / Marinha do Brasil, 6º Batalhão de Polícia Militar de Corumbá, Loja O Boticário, Loja Ragh Esportes e Agência Zé Leôncio Viagens e Turismo.