Corumbá capacitará Puerto Suárez no trabalho de combate à dengue

Além de se tornar referência em todo o Estado, o trabalho de combate à dengue de Corumbá já começa a ser exportado. Nesta segunda-feira, 11, a Secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e o Secretário de Governo, Hélio de Lima, se reuniram com o secretário de governo de Puerto Suárez, Guillermo Flores, com o intuito de atender um pedido de ajuda da cidade boliviana no combate à dengue.

 

O encontro acontece menos de uma semana após a reunião entre o prefeito Paulo Duarte e o alcaide de Puerto Suárez, Roberto Vaca Yorge, quando foi selado um acordo de cooperação mútua entre os dois municípios fronteiriços. Na ocasião, o alcaide boliviano havia solicitado um intercâmbio urgente com Corumbá para auxiliar Puerto Suárez a estabelecer um trabalho mais eficiente de combate à dengue. A visita dos secretários marcou a primeira iniciativa no sentido de atender a essa demanda.

 

De acordo com Dinaci, o combate ao mosquito Aedes aetypti na cidade boliviana passa, necessariamente, pela capacitação dos profissionais da saúde e, em um segundo momento, pela consolidação de um núcleo de doenças endêmicas. “Nisto Corumbá pode contribuir bastante com Puerto Suárez e já saímos da reunião com ações concretas nesse sentido”, disse.

 

Ações concretas

 

Para o próximo dia 3 de abril foi agendada uma capacitação de combate à dengue aos profissionais e enfermeiros de Puerto Suárez.  O curso será realizado na cidade boliviana e será ministrado pelo professor e infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha, diretor da Fiocruz Cerrado Pantanal e uma das maiores autoridades do Brasil na capacitação de profissionais no combate à dengue. No dia 4, será a vez dos líderes comunitários, padres e demais autoridades religiosas de Puerto Suárez e que também podem contribuir na divulgação de ações preventivas contra a disseminação do mosquito Aedes aetypti.

 

No dia 5, a secretária Dinaci Ranzi e sua equipe capacitarão a prefeitura de Puerto Suárez na criação de um núcleo de controle de zoonoses no município boliviano.

 

Dinaci avaliou como positiva a reunião com o secretário de governo da cidade boliviana. “Foi um excelente começo nessa nossa proposta de parceria e de realização de um trabalho integrado de fronteira”, disse.

 

O encontro também contou com a presença do representante do consulado brasileiro na Bolívia, Jairo Collier.

 

Reunião intersetorial

 

No próximo dia 19 de abril, uma nova reunião acontecerá na sede da prefeitura de Puerto Suárez. Desta vez, no entanto, contará não só com a presença do alcaide de Puerto Suárez, Roberto Vaca; e do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte; como também do coordenador municipal de Segurança Pública, dos secretários de Governo; de Indústria e Comércio; de Educação; de Saúde; de Assistência Social; além das presidentes da Fundação de Turismo do Pantanal e da Fundação de Cultura de Corumbá.

 

O objetivo do encontro é trabalhar de forma intersetorial e integrada as agendas comuns de ambos os municípios e, posteriormente, levar aos governos brasileiro e boliviano as demandas e desafios da região fronteiriça.