Corumbá adere a ações federais para alfabetizar suas crianças

“Corumbá sendo referência em educação já terá valido a pena ser prefeito”. Foi com essa afirmação emblemática que Paulo Duarte anunciou na manhã desta terça-feira, 12, no auditório do Paço Municipal, a adesão de Corumbá às ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 

O programa federal prega a união dos governantes, educadores e pais de alunos pela alfabetização em língua portuguesa e matemática de todas as crianças com até 8 anos de idade que estejam concluindo o terceiro ano do ensino fundamental. “Na economia já estamos bem. O que falta para o Brasil dar o próximo salto de qualidade é a educação. E Corumbá não apenas fará sua parte para isso, mas se tornará referência no estado”, acrescentou o prefeito.

 

O PNAIC, na verdade, está em consonância com as diretrizes do programa de alfabetização Ação Educativa, já praticadas em Corumbá há três anos. As principais novidades da adesão da cidade ao Pacto serão o fornecimento de materiais didáticos específicos; o oferecimento de cursos de extensão de 120 horas, em universidades federais, a professores (que atuarão como multiplicadores desse conhecimento); e o sistema de bolsas mensais a esses professores.

 

Em Corumbá, por meio de parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o PNAIC formará 172 ‘professores-alfabetizadores’. Para gerenciar o programa na cidade, a Secretaria de Educação criou o Núcleo de Alfabetização, coordenado pela professora Maria do Carmo de Arruda Brum. A equipe conta também com as orientadoras Dezanil Sorrilha, Soraia de Silva Moraes, Estefânia de Moraes Gonçalves e Josinely Oliveira Barros Alves.

 

A secretária de Educação, Roseane Limoeiro, é uma das maiores entusiastas do PNAIC e salientou que o pacto vem reforçar e dar legitimidade às diretrizes que já vinham sendo praticadas pela gestão municipal. “Reconhecemos a importância da educação na idade certa pois, principalmente nós que somos professores, sabemos que um dos grandes malefícios da educação é o analfabetismo”, disse.

 

“O analfabetismo rouba não só a perspectiva de melhoria social de uma criança, mas a expectativa de vida e a escola nesse País tem uma dívida social por não oportunizar como deveria o ensino fundamental. Em Corumbá trabalharemos com uma alfabetização adequada e consolidada para nossas crianças”, concluiu.

 

Homenagem

 

Roseane aproveitou a ocasião para homenagear o ex-secretário de Educação e atual secretário de Governo, Hélio de Lima, que estava presente no auditório. Segundo ela, a incorporação das ações do PNAIC em Corumbá só acontece neste momento graças à iniciativa do ex-secretário de Educação em aderir ao programa no segundo semestre de 2012. “Preciso fazer um destaque ao legado deixado pelo professor Hélio, que entregou a pasta da educação em excelentes condições para darmos continuidade a esse trabalho e que fez a adesão não só a este, mas a todos os programas do MEC”, elogiou.

 

Roda de poesia

 

Durante o evento, seis crianças da segunda série da escola municipal Pedro Paulo de Medeiros fizeram declamações de poemas e emocionaram a plateia. O prefeito Paulo Duarte aproveitou a ocasião e fez uma rodinha com as crianças e, junto com elas, declamou o clássico poema “A Casa”, de Vinícius de Moraes.

 

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita e presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon; o secretário da Indústria e Comércio, Pedro Paulo Marinho de Barros; a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Andréa Ulle; o secretário de Gestão Pública, Luiz Henrique Maia de Paula; a secretária de Finanças, Waléria Andrade; o Procurador Geral do Município, Júlio Pereira; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Leda Maria Alvarenga.