Começa curso de Elaboração e Gerenciamento de Projetos na cidade

Aberto hoje, 25, em Corumbá, o curso de Elaboração e Gerenciamento de Projetos que está sendo ministrado pela Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura, ligada à pasta da Secretaria de Gestão Pública. A capacitação é voltada a servidores públicos tanto do Poder Executivo Municipal, como também de órgãos ligados ao Governo Estadual.

 

A abertura foi pela manhã e contou com as presenças da diretora da Escola de Governo Corumba, Osana de Lucca; do representante da Fundação Escola de Governo de MS, Davi Reis, bem como do capacitador, coronel Carlos Alberto Pereira.

 

O curso visa aprimorar conhecimentos dos servidores, além de aperfeiçoar habilidades gerando novas atitudes e melhorando a eficiência e a qualidade do serviço público prestado ao cidadão.

 

As aulas acontecem até o dia 27 de março, das 7 às 11 horas, e das 13 às 17 horas, na própria sede da Escola de Governo. A carga horária de 24 horas.

 

Durante estes três dias serão abordados assuntos como origem dos projetos; definição do objetivo do projeto: diagramação do problema, idealização, cronograma de atividades e recursos necessários para execução; definição da equipe executora: principais características; cronograma sistêmico de um projeto; planejamento dos projetos;

 

Áreas de gerenciamento; elementos básicos dos projetos; resultados esperados pelo projeto; impactos previstos: econômico, social, ambiental e tecnológico; indicadores; resumo do orçamento; detalhamento do orçamento;

 

Despesas correntes: conceituação, pessoal, encargos sociais, custeio, diárias; material de consumo, passagens e locomoção, serviços de terceira – pessoa física, serviços de terceiros – pessoa jurídica, outros serviços; despesas de capital: investimentos, obras e instalações, equipamentos e material permanente.