Bibliotecária celebra seu dia com um novo papel junto à comunidade

Hoje, 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário, que por muito tempo teve sua imagem associada a um lugar onde os alunos eram mandados para cumprir castigo ou estudos forçados. Nos dias atuais, este profissional tem um papel totalmente diferente e é conhecido como um agente transformador.

Corumbá atualmente possui duas bibliotecas, uma mantida pelo Governo do Estado, Dr. Gabriel Vandoni de Barros, e a mantida pela Prefeitura Municipal, Lobivar de Matos. As duas estão localizadas em um mesmo endereço, na Casa de Cultura Luis de Albuquerque.

Com os tempos atuais, onde a informática impera, muitas pessoas acreditam que a biblioteca não é mais utilizada como no passado. Mas, estas pessoas se enganam. “Muita gente ainda vem aqui realizar suas pesquisas escolares e históricas. Temos desde estudantes até universitários. Em média recebemos 45 pessoas por mês, isso desde o dia 02 de janeiro, quando reabrimos as nossas portas”, disse Mirella Dutra, coordenadora da Biblioteca Municipal Lobivar de Matos, que está ligada à pasta da Fundação de Cultura de Corumbá.

Segundo ela, desde o início da nova administração, o trabalho que está sendo desenvolvido na Casa de Cultura, visa justamente tornar a biblioteca, um espaço agradável para bem receber a comunidade. “Estamos seguindo a linha de trabalho que o prefeito Paulo Duarte e a sua vice e diretora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon, que é de levar ao conhecimento de todos o trabalho que é feito aqui. Para isso estamos trabalhando pelo renascimento da biblioteca dentro da comunidade, como um agente transformador”.

Segundo Mirella, para isso acontecer, novos projetos estão sendo articulados. “Queremos trazer a comunidade aqui pra dentro e, para isso, vamos realizar vários trabalhos. Um exemplo é, no Dia da Poesia, promover um varal de poesias, para trazer os alunos das escolas para dentro da biblioteca, para que eles retomem o gosto pelos livros, pela leitura”.

A Biblioteca Lobivar de Matos está localizada na Casa de Cultura Luis de Albuquerque, Travessa Helô Urt, 119, centro de Corumbá. O horário de funcionamento é das 07h30 às 17h30.

Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, em homenagem ao nascimento do bibliotecário Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.

Manuel Tigre Transferido trabalhou durante longos anos na  Biblioteca Central da Universidade do Brasil, onde tornou-se Diretor, mesmo depois de aposentado.