Atividades da Semana da Mulher atendem moradoras do Morrinho

Organizada pela Prefeitura de Corumbá, a Semana da Mulher 2013 começou nesta segunda-feira (04) com uma série de ações. Na região do Porto Morrinho, distante cerca de 70 quilômetros da área urbana do município, a equipe do CRAS Itinerante, ligada a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Centro de Referência e Apoio à Mulher em Situação de Violência (CRAM) e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), promoveu uma roda de conversa com as moradoras da localidade.

Rosiene do Espírito Santo Mauro, coordenadora do CRAM, apresentou o trabalho desenvolvido no local, que no dia 01º de março completou um ano de existência, e as formas de atendimento e de violência contra a mulher. “Não existe só a agressão física. Há também outros tipos, como a psicológica, sexual, patrimonial e moral. Todas essas formas precisam ser denunciadas e combatidas”, explicou. Já a delegada Joilce Silveira Ramos, titular da DEAM, falou sobre a Lei 11.340, também conhecida como Lei Maria da Penha.

“Com essa lei, os direitos das mulheres aumentaram muito. Hoje uma situação de violência é atendida com muito mais agilidade e eficiência”, afirmou. De acordo com a delegada, todas as medidas protetivas solicitadas pela autoridade policial são tomadas pelo Judiciário em até 48 horas, conforme determina a Legislação. Joilce ainda reforçou a importância da denúncia nos casos de violência. “Se a pessoa vitima de violência familiar não procurar a Polícia, não há como iniciar o atendimento”, alertou. A delegada também deixou cartilhas informativas para as moradoras do Porto Morrinho.

Além da conversa, as ribeirinhas tiveram a oportunidade de cuidar da beleza e aumentar a autoestima. Duas cabeleireiras do Centro de Qualificação Profissional Dom Bosco, coordenado pela Prefeitura, ficaram à disposição durante toda a manhã. Ao final da atividade, todas as participantes ganharam lembranças, doada pela Receita Federal, e mosquiteiros disponibilizados pela Secretaria Municipal de Assistência. E as comemorações pela Semana da Mulher não param no Porto Morrinho.

“Na quarta-feira estaremos no Porto da Manga, na quinta-feira, dia 07, no distrito de Porto Esperança e no sábado, fechando a ação, no Passo do Lontra, onde a comunidade também terá a oportunidade de passar por médicos, dentistas e vacinadores, uma parceria da Assistência Social com a Secretaria Municipal de Saúde”, completou Lilia Bezerra, gestora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante.