Ações integradas de saúde são discutidas em entrevista para TV boliviana

O trabalho da administração pública de Corumbá começa a se tornar conhecido não só na fronteira, mas em toda a Bolívia. Na noite desta quinta-feira, 14, a secretária de Saúde, Dinaci Ranzi, e a coordenadora do Centro de Zoonoses de Corumbá, Grace Bastos, foram entrevistadas no “Telepaís Central”, telejornal de maior audiência da Bolívia.

 

O noticiário da Rede Universal de Televisión, mais conhecida como TV Unitel, é transmitido não só para todo o território boliviano como também em Miami, nos Estados Unidos.

 

Na pauta do telejornal, a inédita parceria na região fronteiriça da Bolívia com o Brasil, iniciativa da administração pública de Corumbá. O programa destacou o trabalho de integração iniciado na área de saúde entre as prefeituras de Corumbá e de Puerto Suárez, por isso contou também com a participação do Secretário de Governo, Guillermo Flores; e do diretor de Desenvolvimento Humano, Cristóbal Cuéllar, representantes do município boliviano.

 

“Detalhamos o apoio que Corumbá está dando à Puerto Suárez no sentido de capacitar os profissionais de saúde daquela cidade e levar informação à população sobre a prevenção e combate à dengue. Destacamos também a orientação que daremos na implantação e manutenção de um núcleo de zoonoses em Puerto Suárez para um trabalho mais efetivo na área de doenças endêmicas em geral”, resumiu Dinaci.

 

Ao ser indagada pelos entrevistadores, a secretária de Saúde salientou que a parceria não ficará restrita à área de saúde, pois é iniciativa do próprio prefeito Paulo Duarte, que recentemente esteve em Puerto Suárez selando um acordo de cooperação mútua com o prefeito daquela cidade, Roberto Vaca.

 

“Informamos que já há uma reunião agendada para a próxima terça-feira, 19, em Puerto Suárez, com a presença confirmada de diversos secretários e dos prefeitos de ambas as administrações”, disse Dinaci, que espera que o exemplo de Corumbá e Puerto Suárez, divulgado a todo o território boliviano na noite de ontem, seja seguido por outras cidades.