Ação pedagógica psicológica vai atender as creches e CEI da Reme

A prefeitura de Corumbá está iniciando uma ação pedagógica de psicologia escolar nas creches e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino (Reme). O trabalho está a cargo da Secretaria de Educação e será desenvolvido pelo Centro Multiprofissional de Apoio ao Desenvolvimento Infanto Juvenil (CMADIJ). A informação é da psicóloga e psicopedagoga Sabah Robban, gestora do Centro.

 

Conforme ela, a pretensão é inovar e subsidiar as instituições de educação infantil do Município, no que diz respeito à interação interpessoal, focando principalmente os fatores psicológicos que possam interferir na demanda emocional, social, afetiva e principalmente pedagógica das crianças em interação com o adulto, tanto o profissional da instituição, ou do próprio seio familiar.

 

“Será um trabalho preventivo com palestras para os professores e auxiliares, como forma motivar esses profissionais, mostrando a importância de suas atividades e assim elevar a autoestima, para que a relação criança e adulto seja a melhor possível”, comenta Sabah.

 

As palestras serão ministradas pela técnica do CMADIJ, psicóloga Márcia Júlio Barbosa, pós-graduada em educação infantil, no período de 13 de março a 05 de abril. O Centro prepara um cronograma mensal de atendimento e numa segunda etapa, a proposta é trabalhar também com as famílias.

 

O Psicólogo

 

A atuação do psicólogo na educação, pode trazer muitas mudanças no espaço escolar, constituindo-se também uma ação do psicólogo escolar/educacional. Uma posição diferenciada deste profissional implica um ‘olhar’ para além do âmbito educativo, ou seja, perceber as questões históricas, econômicas, políticas e sociais que engendram a instituição educativa.

 

A intervenção do psicólogo deve estar centrada para as situações educativas, considerando o indivíduo em todos os aspectos (físicos, afetivos, sociais, cognitivos). Perante este posicionamento, o profissional da psicologia não atua somente diante das dificuldades que surgem, mas também na prevenção de que tais dificuldades possam emergir do contexto escolar.

 

O psicólogo na instituição educativa pode trabalhar diversos aspectos que fazem parte do contexto educacional. Sua intervenção pode ser na contribuição de conhecimentos para a formação dos profissionais que atuam neste nível de ensino; auxiliar a formação de uma proposta pedagógica que promova o desenvolvimento infantil por meio de um ambiente escolar adequado; analisar e formular uma rotina de atividades considerando as interações criança-criança e criança-adulto, entre outros.

 

Isto mostra o profissional da psicologia como membro da equipe da educação, disponibilizando os conhecimentos psicológicos para serem utilizados no espaço educativo. Deste modo, procurando conhecer a realidade em suas múltiplas determinações, o psicólogo pode atuar perante inúmeras questões que, por um lado, trazem contribuições para a educação (a psicologia a serviço da educação possibilitando um redimensionamento das práticas vigentes), e, por outro, trazem colaborações para o fortalecimento da própria atuação, enquanto profissional da psicologia escolar/educacional.