Programa Social Povo das Águas retorna em março, no Taquari

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, o Programa Social Povo das Águas será retomado em março na região do Rio Taquari. A primeira ação de 2013 acontece entre os dias 27 de março e 1º de abril, quando serão atendidas as famílias das colônias São Domingos, Bracinho, Cedro, Rio Negro, Corixão e Cedrinho. As datas foram confirmadas nesta terça-feira (26) pelo secretário de Governo, Hélio de Lima, coordenador geral do Programa.

 

“Todas as famílias das regiões ribeirinhas continuarão sendo assistidas pela equipe da Prefeitura Municipal. Esse foi um compromisso assumido pelo prefeito Paulo Duarte ainda na época de campanha”, destacou o secretário. “O prefeito conhece a realidade dessas pessoas, onde a maioria sobrevive da pesca artesanal e do cultivo de pequenas lavouras, e sabe da importância do Povo das Águas para essa importante parcela da população da cidade”, complementou Hélio de Lima.

 

Além da Secretaria Municipal de Governo, a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Produção Rural, a Fundação de Meio Ambiente e a Defesa Civil fazem parte do Programa Social. Outras oito ações estão programadas para este ano, sendo três no Taquari, três na parte alta do Pantanal corumbaense, de São Domingos Ramos ao Porto Chané, e outras três na parte mais baixa, que vai do Porto Formigueiro até o Forte Coimbra.

 

Taquari

 

Antes do início dos atendimentos, um técnico da Defesa Civil fará o mapeamento e recadastramento das famílias residentes na região do Taquari. O trabalho servirá para nortear os atendimentos médicos, educacionais, odontológicos, ambientais e sociais disponibilizados pelo Executivo municipal.  Os detalhes do serviço serão definidos na próxima sexta-feira, dia 01º, durante reunião com todos os integrantes da primeira ação de 2013, agendada para às 14 horas no Auditório da Prefeitura.

 

De acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria de Governo, o Povo das Águas começa no dia 28, no Porto Sagrado, onde a equipe multifuncional da Prefeitura fica das 8h às 15 horas. No dia seguinte (29) os trabalhos acontecem simultaneamente no Porto Figueira e no Sairú. No sábado (30) os profissionais voltam a se reunir no Porto Santa Ana. O Programa Social termina no dia 31 no Porto Espora de Prata.