Prefeitura vai penalizar quem colocar saúde da população em risco

Proprietários de imóveis fechados e terrenos baldios que estão colocando a saúde pública em risco serão penalizados com taxação de impostos mais elevados. Foi o que reafirmou o prefeito Paulo Duarte durante reunião com integrantes do Comitê Permanente de Combate à Dengue, que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21, no auditório da Prefeitura.

 

Paulo já orientou sua equipe ligada à pasta da Secretaria de Fazenda e Planejamento, para identificar todos os proprietários de terrenos baldios e imóveis fechados, que são considerados focos em potencial da dengue. “Todos serão notificados, multados e vamos carregar no IPTU”, disse, lembrando que os valores serão mais elevados que os imóveis normais, que se encontram dentro dos padrões exigidos, sem riscos à saúde pública.

 

O prefeito lembrou que, na área central, existem cerca de 50 imóveis abandonados e fechados, dificultando o acesso do agente de endemias para realizar a limpeza e eliminar focos da dengue. Paulo disse que a Prefeitura será rigorosa contra aquelas pessoas que mantém imóveis para especulação imobiliária, sem se importar se estão ou não colocando a saúde da população em risco.

 

A partir de segunda-feira, 25, a Prefeitura está programando um grande mutirão na área central e todos estes imóveis serão visitados pelos agentes, acompanhados de chaveiros e fiscais da vigilância sanitária. A medida visa eliminar os focos, notificar o proprietário e multá-lo para, no lançamento do IPTU 2013, lançar um imposto com taxas mais elevadas. O mesmo tratamento será dado aos proprietários de terrenos baldios que também estejam em condições precárias, com focos da dengue ou outras doenças endêmicas.