Prefeitura amplia trabalho de educação e prevenção à Saúde Bucal

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou o trabalho de promoção, prevenção e educação em Saúde Bucal na Rede Municipal de Educação (Reme) de Corumbá. Uma equipe de cirurgiões dentistas e auxiliares está atuando exclusivamente nas escolas, creches e instituições educacionais do município, realizando atividades como escovações supervisionadas, aplicações tópicas de flúor, palestras, conscientização dos pais e orientações a diretores e educadores na importância dos cuidados e da saúde bucal.

“Esta conduta tem proporcionado saldo positivo no levantamento Epidemiológico do índice de carie escolar CPOD (Dentes Cariados, Perdidos e Obturados), realizado anualmente pelos cirurgiões dentistas, ao passo do município se destacar com índice de 1,45 para crianças de 12 anos, significativamente abaixo do indicador de 3,0, recomendado peal (OMS) Organização Mundial de Saúde”, afirmou o coordenador geral de Saúde Bucal da Prefeitura, Zacaria Omar.

Em Corumbá, todas as crianças das escolas municipais, estaduais e das creches receberão em media quatro escovas anualmente, totalizaremos a entrega de 80 mil kits até o final do ano. A ação é realizada em consonância com as escovações supervisionadas e aplicações tópicas de flúor.

O município ainda conta com quatro pólos de atendimento odontopediátricos, distribuídos estrategicamente para facilitar o deslocamento da população, nas Unidades de Saúde da Mulher e Ladeira, na escola CAIC e na APAE. Essa descentralização garante total acessibilidade das crianças ao atendimento odontológico.

“As equipes de odontopediatria caracterizam-se por ser um espaço que permite uma adequada abordagem da criança permitindo o seu melhor condicionamento para a realização de procedimentos preventivos e reabilitadores”, explicou Zacaria. Os pacientes são encaminhados aos Pólos diretamente pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) após avaliação do profissional e constatação de necessidade de apoio.

Todos os Pólos Odontopediátrico contam com consultório odontológico completo, inclusive com aparelho de raio-x, permitindo a realização de procedimentos restauradores, endodontia de elementos decíduos, pequenas cirurgias, bem como procedimentos preventivos como aplicações tópicas de flúor e selantes.