Prefeito Paulo Duarte comemora o sucesso do carnaval corumbaense

Trabalho em equipe e parcerias importantes são a marca do crescimento do carnaval corumbaense este ano. Nesta segunda-feira, 10, tem início o momento mais esperado do Carnaval Cultural: o Desfile das Escolas de Samba. Ao todo são 10 agremiações, divididas em dois grupos, o de acesso e o especial.  Nos dois dias de desfile, domingo e segunda, elas arrastam multidões para a passarela do samba, montada na Avenida General Rondon.

 

Desde a última quarta-feira, quando iniciaram os desfiles dos blocos independentes, o carnaval de Corumbá já registrou uma média de 25 a 30 mil foliões. Um número bastante expressivo para a cidade, que tem este evento como o mais importante para o comércio depois do Natal. O Prefeito Paulo Duarte comemora o resultado desta grande festa popular, considerada a maior da região Centro-Oeste.

 

“O carnaval de Corumbá está crescendo e a Prefeitura está aprimorando a sua organização e implantando inovações importantes tanto na infra-estrutura como na programação, segurança e receptivos dos turistas”, destaca o prefeito.

 

Para o prefeito Paulo Duarte, este é o resultado de um trabalho em equipe, que envolveu diversos órgãos da administração corumbaense como a Fundação de Turismo, Coordenadoria de Segurança, Agetrat, Secretarias de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Infraestrutura, Fundação de Cultura, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, DOF e a parceria do Governo do Estado.

 

Além disso, a organização conta com o apoio do Sebrae, que em conjunto com a Fundação de Turismo está realizando um perfil do turismo na região, de forma que os resultados serão utilizados para implementar projetos que gerem emprego e renda dentro da vocação principal do município.

 

“O tempo era mínimo para fazermos este evento. Conseguimos, graças ao trabalho em equipe, envolver todos os protagonistas e também inovar em algumas coisas como essa pesquisa na área do turismo que vai servir de base para que possamos estruturar projetos que gerem mais emprego e renda para o povo corumbaense. O investimento é no comércio, no turismo cultural, de eventos, no turismo ecológico. Esse é nosso foco. Vamos profissionalizar o carnaval e para isso já criamos a nossa marca”, analisa o prefeito Paulo Duarte.

 

Outra inovação do carnaval corumbaense foi a disponibilização de um espaço reservado para idosos e cadeirantes, o que mostra uma administração que se preocupa com o cidadão e seus direitos. A preocupação com a valorização da cultura permitiu que se fizesse a mudança do dia do Desfile Cultural, anteriormente realizado apenas no último dia de carnaval. Agora, para consolidar a marca instituída pelo governo de Paulo Duarte os grupos culturais entram na passarela do samba no sábado de carnaval e levam toda a beleza e saudosismo das pastorinhas, dos carros antigos, dos arlequins, dos cordões e blocos carnavalescos.

 

Segundo estimativas da Coordenadoria de Segurança Pública da Prefeitura de Corumbá até a noite de sábado, quando desfilaram os blocos oficiais e cordões carnavalescos, cerca de 30 mil foliões curtiram o Carnaval Cultural, Patrimônio da Alegria. “Os números oficiais do carnaval de Corumbá, desde o número de pessoas na cidade até a geração de emprego e renda, serão anunciados por mim após o evento”, anunciou o prefeito Paulo Duarte.