Prefeito aponta turismo como indutor do desenvolvimento da cidade

O prefeito Paulo Duarte foi o entrevistado desta terça-feira (19) do programa Bom Dia MS, da TV Morena. Em Campo Grande, onde participou na noite de ontem da posse da nova diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), o prefeito de Corumbá participou da série de entrevistas com os prefeitos das cidades que mais geram riquezas no Estado. O município tem o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do MS, com mais de R$ 3,5 bilhões.

Duarte abordou temas ligados à economia, coleta de lixo, transporte coletivo, saúde e falou sobre o PAC das Cidades Históricas. Corumbá é a única cidade do Estado selecionada para integrar o programa federal. “Nós vemos o turismo como o segmento que vai fazer a cidade dar um salto de qualidade. Vamos trabalhar na qualificação profissional, tanto dos funcionários da Prefeitura quanto do setor privado”, comentou o prefeito, destacando a implantação dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) e o receptivo montado na entrada da cidade, na BR-262 e no Aeroporto, durante os dias do Carnaval Cultural.

Paulo Duarte anunciou também que os projetos do PAC das Cidades Históricas devem ser protocolados hoje junto ao Governo Federal. “Isso com certeza será um grande salto do turismo em nossa cidade, que tem 234 anos. O turismo vai ser o grande indutor do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou. O chefe do Executivo municipal ainda falou sobre a coleta de lixo, afirmando que o Poder Público tem desempenhado à risca sua atribuição, inclusive cobrando da empresa concessionária o cumprimento dos horários estabelecidos para cada região do município.

“Agora é preciso um entendimento e uma conscientização da população. Ela deve colocar o lixo em local adequado, acondicioná-lo adequadamente e no horário correto. Lembrando que os comerciantes têm obrigação de proceder dessa forma, assim como os moradores das áreas residenciais”, disse. A Prefeitura vai promover campanhas para divulgar o cronograma seguido pela empresa concessionária. “Corumbá é uma cidade turística e todos nós, Prefeitura e moradores, temos que cuidar dela”, reforçou.

Outro tema abordado na entrevista foi o transporte coletivo. “Nisso eu concordo plenamente com a população. Esse realmente não é um serviço de boa qualidade”, avaliou. Um novo processo licitatório para o setor está sendo preparado pela Prefeitura. “Vamos exigir nesse edital ônibus novos, com qualidade, acessibilidade, cumprimento de horário e número suficiente de carros. Vamos mudar essa realidade e ainda esse ano vamos ter em Corumbá um transporte coletivo de qualidade”.

Em relação à saúde, o chefe do Executivo elencou as ações desenvolvidas nesses primeiros meses de sua administração. “Estamos investindo na melhoria da estrutura física dos postos de saúde. Vamos sim implantar a marcação de consultas por telefone e internet, mas a nossa prioridade é dar condições de estrutura nos postos, no hospital e, acima de tudo, dar atendimento de qualidade. Estamos estabelecendo prazos e metas para tudo aquilo que nos comprometemos durante o processo eleitoral”, disse.

Sobre a pavimentação, o prefeito revelou que está licitando um processo exclusivamente para reparos das ruas calçadas com paralelepípedos e lajotas. “É bom lembrar que Corumbá é uma cidade histórica e o paralelepípedo não pode ser retirado, como algumas pessoas já me pediram. Vamos providenciar a manutenção desse calçamento separado da pavimentação feita com asfalto, até porque esse é um pavimento importante e terá manutenção de absoluta qualidade”, concluiu o prefeito de Corumbá.