Major Gama abre desfile do Carnaval Cultural homenageando Nordeste

Cabe a Major Gama a responsabilidade de abrir o desfile oficial das escolas de samba de Corumbá no Carnaval Cultural – Patrimônio da Alegria. A agremiação começa a descer a rua Frei Mariano às 20 horas do próximo domingo (10) homenageando a região nordeste do Brasil. Alguns dos principais aspectos da história e da cultura nordestina serão contados em 10 alas e quatro carros alegóricos.

“Vamos fazer um desfile bem colorido, bem alegre”, prometeu o carnavalesco Neidival Messias Modolon, que faz sua estreia na folia pantaneira. “Sinceramente, não é exatamente como eu esperava, mas está sendo uma experiência bastante proveitosa”, revelou. O pouco tempo para preparar todas suas peças foi a única reclamação do carnavalesco. Ele só assumiu o desfile da Major Gama em janeiro deste ano.

“Peguei o enredo pronto, com os desenhos e propostas definidos. Trabalhamos em cima do que a diretoria nos passou. Mas tenho certeza que vamos fazer um desfile muito bom”, completou. Os carros alegóricos estão sendo montados pelo artista plástico Marco Bonfim, especialista na fabricação de máscaras e adereços com temas africanos. Boa parte do material usado por ele é fruto de reciclagem.

“Vamos surpreender na avenida”, afirmou o artista. A bateria, com 70 componentes, será comandada pelo mestre Alexandre, também iniciante em carnavais. A rainha vem de Campo Grande. Rosaina Amorim, passista da vinheta carnavalesca da TV Morena, terá a missão de manter a empolgação dos ritmistas e do público. “A bateria virá pondo quente. Vamos colocar a avenida para ferver”, prometeu Neidival.

Outro destaque da Major Gama será a comissão de frente. A ideia é resumir todo o desfile assim que a escola ganhar a general Rondon. “Serão 12 componentes, sendo 11 homens e uma mulher. O resto a gente não pode adiantar”, disse Leandro Cavalheiro, responsável pelo setor. A comissão será toda formada por pessoas da comunidade e amigas da escola.

Já a ala das baianas terá 18 senhoras e, segundo o carnavalesco, também deve fazer sucesso na avenida. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira será Juruna e Ana Paula Santos. Todas as fantasias da Major Gama foram confeccionadas em Corumbá. A agremiação deve descer com aproximadamente 600 integrantes. O enredo, assim como o samba, é “O Nordestino encanta e a Major Gama canta seu povo e suas tradições”.