Idosos e cadeirantes terão espaço reservado durante o Carnaval

A Prefeitura de Corumbá inovou e criou um espaço privilegiado para idosos e cadeirantes na Passarela do Samba, para que eles possam assistir aos desfiles das escolas de samba, blocos e cordões de forma mais tranquila e com toda comodidade. Foi o que informou a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e do Patrimônio Histórico, Maria Clara Scardini, destacando que a área, de 20 metros de extensão, fica em plena Avenida Frei Mariano, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, em frente aos camarotes.

 

Maria Clara explicou que a ideia de criar esse espaço faz parte de um planejamento do prefeito Paulo Duarte. “Estamos implementando esse espaço para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais, para que neles possam contar com um atendimento melhor dentro da linha de trabalho que o prefeito tem enfatizando sempre”.

 

A diretora comenta que esta é uma das primeiras medidas que o prefeito está adotando na cidade, para atender um grupo de pessoas que, devido à idade, muitas vezes ficava sem poder assistir aos desfiles, devido à aglomeração de grande número de pessoas. Maria Clara observa que a intenção é garantir maior acessibilidade inclusive nos prédios públicos. Com relação ao local escolhido, Maria esclareceu que “foi o que apresentou o mínimo de barreiras físicas”.

 

Cadastrar

 

Para garantir uma cadeira, a pessoa interessada ou mesmo  representante, deverá efetuar o cadastramento na sede da Fundação de Cultura de Corumbá, na Casa de Cultura, antigo ILA. “Quem desejar assistir aos desfiles, deverá se dirigir à Fundação de Cultura, com documentos pessoais, e se cadastrar. Se for algum representante, deverá levar o documento da pessoa que será beneficiada”, explicou a dirtora-presidente da Fundação de Cultura, Márcia Rolon.

 

Conforme ela, a pessoa que realizar o cadastro, deverá informar os dias que irá ao desfile. “Se for nas cinco noites, não tem problema, informar que irá todos os dias”, explicou lembrando que o espaço é restrito para o idoso ou cadeirante, “não será permitida a presença de acompanhante”.

 

Márcia comentou que nas cinco noites, haverá uma pessoa na entrada desse espaço, com uma lista para facilitar o acesso da pessoa cadastrada. A pessoa beneficiada vai receber também um adesivo para identificar que tem livre acesso na área.

 

É bom lembrar que a pessoa que se cadastrar, deverá chegar ao local com até 15 minutos do horário dos desfiles, sob risco de perder o lugar que será repassado a outra pessoa que esteja na lista de espera e aguardando próximo a área reservada.

 

A Fundação de Cultura está localizada na Rua Praça da República, 119. O cadastro pode ser feito nos horários das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h. No sábado, o atendimento será até às 11h30.