Corumbá participa de Curso Avançado de Agente de Desenvolvimento

Funcionários de prefeituras de mais de 30 municípios do Mato Grosso do Sul, que atuam como Agentes de Desenvolvimento, participaram na semana passada em Campo Grande, do Curso Avançado de Agente de Desenvolvimento, promovido pelo Sebrae. A Prefeitura de Corumbá também participou da realização, cujo principal objetivo foi fortalecer o papel dos gestores públicos responsáveis por apoiar a implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios.

 

Durante o encontro foram discutidos, entre outros assuntos, como os gestores públicos podem trabalhar ações de apoio à pequena empresa e ao microempreendedor individual. Como se sabe, os Agentes de Desenvolvimento cumprem um importante papel de intermediador entre o poder público e a sociedade na construção de políticas municipais voltadas ao desenvolvimento local.

 

A capacitação aconteceu no período de 19 a 22 de fevereiro na sede do Sebrae em Campo Grande. Foi aberto pelo diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro. O Curso Avançado de Agente de Desenvolvimento é um projeto piloto do Sebrae Nacional que visa  demonstrar aos participantes a importância da função que desempenham, além de debater ideias que podem auxiliar no trabalho de cada um.

 

Na abertura do evento Tito Estanqueiro destacou o papel efetivo de intermediador que estes profissionais possuem entre o poder público e a sociedade, amparados pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Segundo ele, são múltiplas as possibilidades para promover o desenvolvimento territorial.

 

“O agente tem o poder de desburocratizar a lei, sensibilizar o prefeito para comprar mais produtos da agricultura familiar e elaborar ações de apoio à pequena empresa e ao empreendedor individual. São estes detalhes que movimentam a economia e promovem a transformação dos municípios”, destacou.

 

Para Gustavo Grisa, consultor do Sebrae Nacional que conduziu uma das etapas do curso, “é fundamental que o líderes municipais e outros responsáveis pela administração das cidades possuam uma visão moderna de gestão”.  

 

O Curso Avançado de Agente de Desenvolvimento teve duração de quatro dias, nos períodos matutino e vespertino. Segundo os organizadores, a intenção é futuramente replicar a metodologia a outros Estados.

 

Além de Corumbá, participaram também representantes de Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Caarapó, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Jutí, Maracajú, Naviraí, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Ribas do Rio Pardo, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Negro, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru e Vicentina. (Com informações da Agência Sebrae de Notícias)