Comunidade de Albuquerque recebe projeto de prevenção à dengue

Moradores do Distrito de Albuquerque foram contemplados com uma roda de conversa onde o foco central foi o combate à dengue e leishmaniose na região. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira e foi idealizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Corumbá. Faz parte do projeto “Dengue: Caso de Saúde Pública e Cidadania”, como forma de conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a doença. A atividade tem sido realizada em diferentes locais ao longo dos 30 primeiros dias de governo do prefeito Paulo Duarte.

 

Em Albuquerque, equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desenvolveram um trabalho de conscientização com as 40 famílias que compareceram ao Centro Comunitário. “Nós estamos aqui para tirar dúvidas e repassar algumas informações novas e importantes para a comunidade”, contou Quelen Serra, coordenadora do CCZ.

 

Ainda segundo ela, não foram notificados nenhum registro de leishmaniose na região. “Nós notificamos dois casos da doença apenas na cidade de Corumbá”, explicou Quelen. Esse resultado comprovou a participação da comunidade no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Essa palestra veio nos ajudar a dar continuidade ao trabalho e cuidado que temos com nosso bairro”, contou a moradora Rosalia Garcia da Silva.

 

Para a coordenadora do CRAS Rural, Rosimeire Esteves, todas as ações desenvolvidas com a comunidade é de suma importância. “Por conta do difícil acesso, é necessário que a nossa participação seja mais efetiva na região”, explicou. “Todo o trabalho que desenvolvemos, eles recebem com satisfação e conseguem colocar em prática tudo que aprenderam”, continuou.

 

Além da palestra, todos assistiram uma apresentação teatral, como forma de conscientizar sobre a importância do trabalho preventivo e como eliminar os focos da doença. A programação social contou também com a participação dos jovens da companhia “cordão de ouro”, grupo de capoeira que realizou uma linda apresentação.