Carnaval Cultural inova com espaço reservado para deficientes e idosos

A Passarela do Samba do Carnaval Cultural de Corumbá inova em 2013 e disponibiliza espaços reservados para idosos e deficientes. A iniciativa da Prefeitura de Corumbá agradou aqueles que procuraram a Fundação de Cultura para se cadastrar e, dessa forma, tem a oportunidade de assistir o melhor da folia de momo corumbaense em local privilegiado.

 

Ao todo, 200 cadeiras foram instaladas em plena Passarela do Samba, na Avenida General Rondon, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, bem em frente aos camarotes comercializados pelo Município. Desta forma, idosos e deficientes terão o conforto necessário nos dias de folia.

 

Neste sábado (09), durante o desfile dos blocos oficiais, o espaço reservado foi bastante elogiado. José Santiago Dias, de 67 anos, pôde ir com a esposa assistir ao desfile em área “privilegiada”, como ele mesmo definiu. “Agora não preciso mais chegar às 14 horas da tarde para segurar lugar na arquibancada, posso assistir todos os dias de carnaval tranquilamente, no melhor lugar da festa”, disse o aposentado.

 

Cadastrada para todas as noites do Carnaval Cultural, Jandira Leite, de 74 anos, mora em Campo Grande, mas não deixa de vir à cidade natal assistir os desfiles e torcer pela sua escola de coração: A Pesada. “Agora tenho a oportunidade de ver tudo de pertinho, ver toda a evolução das escolas”, explicou. A aposentada também agradeceu a iniciativa, que possibilita “cortinas abertas para o espetáculo das escolas de samba, blocos, corsos e foliões” de Corumbá.

 

Morando há 30 anos na Capital do Estado, o bancário aposentado Ariovaldo Arruda, 73 anos, elogiou toda a organização do Carnaval, festa que prestigia todos os anos em Corumbá. “O carnaval é alegria, é época de brincar, festejar em paz. Por meio deste espaço reservado, eu e minha esposa podemos ver toda essa festa linda com muito conforto”, revelou enquanto acenava para conhecidos que desfilavam no bloco Flor de Abacate.

 

A disponibilização de espaços reservados para idosos e deficientes é uma das primeiras medidas que o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, está adotando na cidade para atender um grupo de pessoas que, devido à idade, muitas vezes ficava sem poder assistir aos desfiles, devido à aglomeração de grande número de pessoas.

 

Angélica Luzinete da Silva, de 62 anos, definiu como “excelente” a iniciativa e pediu: “Que sirva de exemplo para as demais festas”, pediu a professora aposentada, que foi com o marido de 65 anos prestigiar o Carnaval Cultural de Corumbá.