Blitz educativa busca conscientização da população contra a dengue

A Prefeitura de Corumbá realiza na sexta-feira, 08, uma blitz educativa na parte alta da cidade, como forma de buscar a conscientização da população sobre a dengue. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e acontece na Rua Duque de Caxias, esquina com a Sete de Setembro, na esquina da Escola Estadual Otacílio Faustino.

 

O pedágio contará com a participação de 20 profissionais que vão fazer panfletagem e adesivagem dos veículos, alertando a população de um modo geral sobre os perigos da doença e formas de prevenção. A ação começa às 09 horas e se estende até às 11 horas, com participação de integrantes da coordenadoria geral de Vigilância em Saúde (equipe de Atenção Básica em Saúde e Vigilância em Saúde), bem como de funcionários da Unidade Básica de Saúde da Popular Velha e de Educação em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

 

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde, médica veterinária Viviane Ametlla, reitera que é de extrema necessidade a participação da população nas ações de prevenção e combate à dengue. “Estamos na sexta semana epidemiológica e até a quinta já tivemos 250 casos notificados. A população precisa fazer a sua parte, eliminando os focos dentro de casa”, acentuou.

 

Até a quinta semana epidemiológica já foram notificados um total de 250 casos em Corumbá, dos quais 21 positivos. E é justamente pensado em reduzir estes números que a Secretaria de Saúde está desenvolvendo uma série de atividades, principalmente educativas, para sensibilizar a população a fazer parte dessa ‘guerra’ contra o mosquito Aedes aegypti.

 

A progressão por semana foi a seguinte: sete notificações e uma confirmação na primeira; 40 notificações e cinco confirmações na segunda; 55 notificações e cinco confirmações na terceira; 75 notificações e três confirmações na quarta, e 73 notificações e sete confirmações na quinta.