Aula inaugural marca início das atividades no Centro Dom Bosco

Os cursos do Centro de Qualificação para o Trabalho Dom Bosco, começaram no final da tarde de segunda-feira, 04. Nesta primeira etapa serão oferecidas capacitações nas áreas de manicure e pedicure, corte e costura básico, corte e costura industrial, libras básico e cabeleireiro. O ato contou com a presença da Secretária Municipal de Assistências Social Andrea Cabral Ulle, que representou o prefeito Paulo Duarte.

 

As aulas acontecem nos três períodos, matutino, vespertino e noturno. “Nesta primeira etapa no Centro Dom Bosco, a capacitação acontece durante aproximadamente três meses, com exceção do curso de corte e costura que demora seis meses”, explicou Elaine Rita Rosa da Silva, coordenadora administrativa do centro.

 

Conforme ela, paralelo às capacitações no Centro Dom Bosco, os CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) também oferecerão cursos de secretariado (CRAS I e II), libras básico (CRAS II) e manicure e pedicure (CRAS IV), “para que possamos também atender a população que mora nos bairros da cidade”, complementou a coordenadora.

 

O gerente do trabalho e capacitação profissional, Dílson Fonseca, informou que os cursos são destinados às pessoas encaminhadas pelos CRAS, atendidas pelo Bolsa Família. “As prioridades são para as pessoas que vêm dos CRAS ou de outros programas sociais. Quando sobram vagas abrimos para a população”, comentou, lembrando que o Centro atende não só Corumbá, mas também Ladário e até mesmo do país vizinho, Bolívia.

 

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Andreal Ulle, é bom saber que a procura tem sido intensa, que existem pessoas interessadas em aprender mais. “Estamos seguindo uma recomendação do prefeito Paulo Duarte, que tem o cidadão como foco. Com isso resolvemos descentralizar os cursos que eram realizados somente no Centro Dom Bosco, levando-os também para os CRAS, para que possamos atingir um número bem maior de trabalhadores”.

 

Para a trabalhadora em serviços gerais do bairro Aeroporto, Andréia Mendonça, o curso de cabeleireiro “veio na hora certa. E a primeira vez que eu faço um curso aqui no Centro de Qualificação e estou muito feliz. Eu já cortava o cabelo das pessoas lá do meu bairro, agora com o diploma que esse curso vai me proporcionar, tenho certeza que isso me ajudará muito e vou poder ter uma segunda profissão, e uma renda extra”.

 

O programa está atraindo até professores. É o caso de Rita Espinosa, uma das alunas do curso de libras. “Quando fiquei sabendo que estavam abrindo turmas para esta área, não tive dúvidas e vim garantir a minha vaga, afinal não é sempre que temos um curso como esse, gratuito”, disse, lembrando que a capacitação vai auxiliar na pós-graduação que ela pretende começar este ano.

 

O Centro de Qualificação funciona na Rua 13 de Junho 2660, Bairro Dom Bosco. A instituição é mantida pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a Missão Salesiana, e coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Paralelo, acontece também o início dos cursos descentralizados que serão aplicados nos Centros de Referência de Assistência Social.