Agetrat e GTran iniciam operação “Volta às Aulas” na segunda

A Agência Municipal Trânsito e Transporte (Agetrat) inicia na próxima segunda-feira (4) a operação “Volta às Aulas”, com a fiscalização nas escolas públicas e particulares de Corumbá. O objetivo é controlar o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída de alunos das unidades escolares e também monitorar o cumprimento das regras de trânsito.

A ação atenderá, inicialmente, as escolas particulares. Já no dia 05, terça-feira, o trabalho começa com as escolas municipais e no dia seguinte com as escolas estaduais. A partir do dia 7 os agentes estarão envolvidos com a operação carnaval, que se estende até o dia 13 de fevereiro, retomando a operação no dia 14 de fevereiro.

Serão 20 agentes e cinco fiscais de transporte envolvidos nos trabalhos, além do setor de logística e educação para o trânsito da Agetrat. Conforme a diretora-presidente do órgão, Silvana Ricco Ortiz, a fiscalização ocorrerá principalmente às 7h e 13 horas, quando acontece a entrada de alunos nos turnos matutino e vespertino, respectivamente, e também às 11h e 17 horas, na saída dos estudantes.

Silvana também frisou a importância de os pais se adequarem ao uso correto das cadeirinhas, conforme resolução nº 277, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A ação ocorrerá em todas as escolas municipais, estaduais e particulares da cidade e se estenderá durante as próximas semanas. Aproveitando o deslocamento dos agentes para as várias regiões da cidade, haverá também fiscalizações no entorno das escolas.

A responsável pela Agetrat afirmou que os veículos utilizados para transporte de estudantes, como vans e carros escolares, serão vistoriados pelos fiscais de trânsito do órgão. Ela também lembrou aos condutores que foram instalados novos semáforos na cidade e alertou sobre as filas duplas e outras regras de trânsito.